BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ensinando I

Educar crianças num ambiente doméstico é um desafio, mas, o envolvimento dos pais em casa na terapia das crianças com PEA é uma mais valia.
Assim como os professores, os pais devem defenir metas para os seus filhos. Essas metas podem passar por ser boas maneiras á mesa, ou, interacções com irmãos por exemplo. Não importa o que seja, mas nunca se deve desviar do objectivo, muito menos desistir porque é dificil...
Os pais, devem-se concentrar em poucos objectivos e só quando os conhecimentos forem sólidamente adquiridos se deve passar para outros. Neste momento os conhecimentos que estou a tentar passar á Bruna, são, de autonomia e independência, comer sósinha e ir á casa de banho em vez de usar fraldas.Os objectivos devem ser muito especificos. Por exemplo, em vez de melhorar as boas maneiras, deve, ensinar primeiro a usar os talheres, mas é claro que não os vamos deixar pôr os pés em cima da mesa. Seus objectivos devem poder ser medidos e registados, para ir sabendo se está a haver evolução.
Nem todas as pessoas aprendem da mesma forma. Algumas pessoas aprendem melhor quando se ouvem em voz alta, outras preferem ler e outros muitos, dos meninos com PEA, aprendem melhor a fazer repetidamente a mesma tarefa. outras, preferem o método visual, fotos e videos são uma ótima forma de aprender, se o seu filho gosta de jogos de computador e videos pode ser um aprendiz visual. O método auditivo, é também um método a ter em conta, se assim for, o melhor é ouvir histórias.
Seja qual for a forma de ensinar o seu filho, a aprendizagem vai ser ótimizada se estiver a trabalhar com ele em casa, o mesmo que os professores e terapeutas.
Estabeleça um plano de ensino. Todos sabemos como é dificil ter tempo para tudo o que precisamos de fazer, um plano vai ajudar. Planeje então o horário em que vai trabalhar com o seu filho, para não começar a fazer tarefas e deixar os ensinamentos para depois. Pode no entanto pode incorporar o ensino em suas rotinas domésticas. Por exemplo peça ajuda para pôr a mesa.
Acompamhar o progresso é fundamental. É importante perceber em que fase estão os conhecimentos, se estão emergentes ou adquiridos, de forma a alterar o método de ensino se for caso disso, ou, inserir um novo objectivo ao seu plano de trabalho. Este acompanhamento ajuda os pais a manterem-se positivos nos seus objectivos.
Duas dicas importantes são:
- Utilize o interesse das crianças para as motivar, tanto para jogos como para recompensa
-Eliminar as distrações ,nomeadamente, luzes brilhantes ou barulhos

Independentemente se os objectivos são conseguidos, ou não, estamos a ajudar os nossos filhos na superação de desafios.Por um lado as crianças apercebem-se do esforço dos pais e por outro lado a criança vai ter um maior progresso geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário