BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ensinando - Portage- Cognição

Alguns país podem não saber o que é o Modelo Portage e portanto passo a explicar.
É um programa de educação precoce destinado a pais, é um sistema de ajuda à educação de crianças com atrasos do desenvolvimento, seja a nível domiciliário ( os técnicos deslocam-se ao ambiente doméstico dos pais e das crianças), seja a nível de contextos educativos. Surgiu no final dos anos 60 nos EUA; foi depois introduzido no Reino Unido, em 1976 e nos anos 80 chegou a Portugal e também ao Brasil .Contempla 6 áreas de desenvolvimento: Estimulação do Bebé; Socialização; Linguagem; Autonomia; Desenvolvimento Motor e Cognição.
Bom, mas não me vou alargar mais em relação ao método. Nunca tive a oportunidade de usufruir do Portage mas tive acesso a algumas fichas de trabalho que explicam como ensinar determinadas tarefas aos nossos meninos e é isso que pretendo partilhar com o carissimo leitor.

Cognição

1-2 anos
Título: A pedido, constrói uma torre de três cubos

Como fazer:

  • Começe com cubos maiores 5 a 7cm. Exemplifique lentamente em frente da criança como se constrói e vá dizendo "Primeiro este, a seguir este, e agora este". Dê-lhe então os cubos e peça-lhe para fazer uma torre como a sua. Recompense os progressos com elogios e festas.
  • Se for necessária ajuda, guie a mão da criança. Vá reduzindo gradualmente a ajuda física à medida que ela vai sendo bem sucedida.
  • Dê uma pista à criança, apontando onde é que ela deve colocar cada cubo. Recompense-a sempre que ela é bem sucedida.
  • Começe com seis cubos. Construa uma torre com três cubos, enquanto a criança constrói outra em simultâneo. Deixe-a imitar cada um dos seus movimentos á medida que vai fazendo a torre. Elogie- a enquanto ela vai imitando, colocando um cubo de cada vez.
  • Recompense a criança se ela construir uma torre com três cubos, a pedido, sem o modelo
  • Deixe a criança desmanchar a torre. Funciona como reforço positivo.
1-2 anos
Título: Junta objectos semelhantes
Como fazer:
  • Começe com quatro objectos familiares à criança ( duas bolas, duas bonecas, etc...) Pegue numa bola e pergunte à criança " Onde está a outra bola?". Repita com as bonecas e vá gradualmente aumentando o número e o tipo de objectos a associar.
  • Repita a mesma actividade usando imagens em vez de objectos
  • Para variar utilize dois sacos com objectos idênticos. Tire um objecto do seu saco e peça à criança para encontrar o mesmo objecto no saco dela
  • Deixe a criança tentar separar talheres ou T-shirts brancas de meias pretas, ou maçãs de laranjas. Ajude-a indicando um local para uma dada classe de objectos.
Desenvolvimento Infantil
 
 
2-3 anos
Título: Desenha uma linha vertical, por imitação
 
Como Fazer:
 
  •  Cole com fita cola ou autocolante um papel na parede. Deixe a criança observá-la enquanto desenha uma linha vestical de cima para baixo. Peça-lhe para a imitar, se for preciso agarre-lhe na mão. Vá reduzindo gradualmente a ajuda, à medida que a criança adquire prática.
  • Faça um molde de cartão para guiar o traço da criança.
  • Use giz, lápis de cera, lápis de côr, marcadores de feltro.
  • Treine, fazendo linhas verticais na areia, usando tinta para pintar com  os dedosou espuma de barbear.
  • Coloque um autocolante no cimo e outro na base de uma página. Peça à criança para fazer um risco de modo a ligar um autocolante ao outro.
  • Coloque guloseimas que a criança goste na base da página. Diga ás crianças que as pode ter se desenhar uma linha até elas. Ajude-a.
  • Cole o papel á mesa. Incite a criança a usar um lápis de cera par empurrar um cubo para o topo ou para a base do papel. Diga " Vês a linhha? Estás a fazer uma linha cor de...".
3-4 anos
Título:Junta as duas metades duma figura para fazer um todo
 
Como Fazer:
 
  • Utilize um circulo de cartão cortado ao meio. Mostre à criança como fazer um círculo colocando correctamente as duas partes. Peça-lhe para a imitar. Mantenha um segundo circulo inteiro a servir de modelo.
  • Para servir de suporte á criança, desenhe, num papel, um círculo dividido ao meio por uma linha. Faça com que a criança coloque as duas partes do primeiro círculo sobre as linhas de orientação desenhadas no papel. Vá retirando este suporte à medida que a criança adquire competência.
  • Use desenhos simples de animais e de objectos cortados ao meio. Começe por mostrar à criança só uma forma de cada vez. Vá, gradualmente, aumentando o número, de  modo a que a criança tenha de encontar as duas partes que se conjugam.
 
3-4 anos
Título: Emparelha objectos um a um (3 ou mais objectos)
 
Como Fazer:
 
 
  • Coloque três chávenas na mesa. Dê à criança três berlindes. Peça à criança para pôr um berlinde em cada chávena dizendo " Um berlinde para uma chávena".
  • Desenhe três tijelas em coluna ao longo da margem esquerda de um papel e desenhe três colheres também em coluna, ao longo na margem dirita. Peça à criança para desenhar uma linha de forma a unir uma colher a uma tijela.
  • Coloque uma pilha de peças de lego ou cubos vermelhos e outras peças azuis à frente da criança. Tire uma peça de cada pilha e diga " Um lego vermelho- um lego azul". Peça à criança para a imitar.
  • Peça à criança para ajudar a pôr a mesa. Ponha você os pratos e deixa a criança pôr um guardanapo, um garfo, etc.., por cada prato (use pratos de brincar).
  • Deixe a criança distribuir biscoitos, bolachas, bombons, etc.. um a cada pessoa.
  • Deixe que a criança a ajude a decorar biscoitos, colocando um apassa ou uma ginja, em cada um, antes de irem ao forno.
 
 
Por hoje e porque me estou a alargar muito fico-me pelas fichas de cognição e se quer um conselho imprima estas fichas que podem vir a ajudar em alguma coisa, pelo menos é o que eu espero...  
No próximo post vou publicar fichas de sociabilização, desenvolvimento motor ou autonomia.
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário