BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ensinando-Portage-Desenvolvimento Motor

Mais do que a capacidade de andar o Desenvolvimento Motor compreende capacidades de: distinguir detalhes em situações móveis ou imóveis, habilidade de separar um objecto do que está à sua volta, habilidade de medir distâncias relativas a si mesmo e a habilidade de usar  a visão e as mãos para acompanhar e interromper a observação de um objecto. É muito frequente em crianças autistas as dificuldades motoras, e devem ser acompanhadas por profissionais como psicomotricistas ou fisioterapeutas. Entretanto podemos ajudar esse desenvolvimento com os exercícios que se seguem(Modelo Portage):



2-3anos
Título: Faz bolas de barro,massa ou plasticina

Como Fazer

  • Utilize massa de farinha ou faça-a você.
  • Corte um bocadinho de barro e mostre à criança como enrolar uma bola entre as palmas das mãos ou sobre a mesa com a palma da mão.
  • Faça-lhe um ninho e mande-a pôr bolas enroladas dentro dele a fingir que são ovos.
  • Deixe a criança ajudá-la a enrolar bolinhos de farinha em forma de bola e depois achate-os com o fundo de um copo.
  • Utilize areia e água fora de casa, para fazer bolas redondas. "Coza-as ao sol.
 
 
 
2-3anos
Título:Dá um pontapé numa bola grande e imóvel
 
 
Como Fazer:
 
 
  • Mostre à criança o que tem de fazer, andando para uma bola e dando você um pontapé. Depois faça com que a criança imite.
  • Ponha-se de pé a alguns centimetros dela, dê um pontapé ou role uma bola na direcção dela para que ela a devolva dando um pontapé.
  • Guie fisicamente a criança no acto de dar um pontapé. Mova-lhe a perna segurando no joelho e no tornozelo. Deixe-a equilibrar-se segurando-se a uma cadeira.
  • Exemplifique o movimento de dar pontapés várias vezes e peça-lhe para a imitar. Elogie-a quando o fizer.
  • Pratique o dar pontapés a outros objectos-balde de plástico, almofada, etc...
  • Cole um peso ou saco de feijões a uma bola para que ela role de forma irregular quando a criança lhe der pontapés.
 
 
2-3anos
Título:Atira uma bola ao adulto que está imóvel a 1.5m de distância
 
 
Como Fazer:
 
  • Começe por se sentar a frente da criança rolando a bola até ela, depois atire aplauda e reforçe.
  • Faça um jogo com uma bóia de praia ou cesto grande e saco de feijão ou bola tentando atirar a bola ou saco de feijões para dentro da bóia ou do cesto.
  • Sente-se a uma distância apróximada de 0.5m da criança. Atire ou role a bola para ela ou coloque-a nas suas mãos. Diga-lhe para atirar a bola para si. Mantenha-se perto dela assegurando-se que as suas mãos estão perto das dela de modo a facilitar o apanhar. Elogie o seu comportamento. Repita o procedimento muitas vezes e vá aumentando gradualmente a distância.
  • Sente-se atrás da criança, pegue-lhe em cada braço enquanto ela segura a bola e oriente o seu lançamento da bola. Elogie e gratifique a criança. Retire gradualmente a ajuda conforme ela for adquirindo a técnica.
  • Use um saco de feijão, uma bola de espuma ou de borracha ou uma bola de plástico grande e ponha-se de pé à distância de 1 metro da criança.Encorage-a a atirar-lhe a bola. Elogie a melhoria da pontaria.
  • Use um grande anel de espuma ou cesto de papéis para a criança meter a bola. Faça com que o resto da família participe também.
 
    A ajuda dos pais nestes execicios de melhora do desenvolvimento é muito importante mas se seu filho apresenta alguns dos aspectos abaixo procure a orientação de um profissional especializado em crianças.

    1. Tem dificuldade em atingir ou manter equilíbrio
    2. Parece desajeitado
    3. Não consegue conduzir bem o corpo em movimento
    4. Parece desajeitado em situações que requerem coordenação
    5. Não distingue prontamente direita de esquerda
    6. Troca letras e números com freqüência
    7. Tem dificuldades de fazer alterações no movimento
    8. Tem dificuldade de fazer combinações de movimentos simples
    9. Colide com objetos e outras pessoas
    10. Tende a ser propenso a acidentes
    11. Tem coordenação olho-mão insuficiente
    12. A aparência geral é pobre
    13. É desatento
    14. Tem dificuldades de se comunicar
    15. Postura corporal pobre
    16. Tem dificuldades de lidar com escadas

     Para redigir o post de hoje usei alguma informação, nomeadamente, os 16 itens de possiveis dificuldades motoras, do blog  "Superando o Autismo".

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