BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ensinando-Portage- Sociabilização e Autonomia

Conforme prometi no ultimo post hoje vou postar as fichas de trabalho do Modelo Portage de  autonomia e sociabilização.
As fichas de hoje são especialmente para crianças de palmo e meio até aos 3 anos.
Começo pela Sociabilização:


0-1 anos
Título: Abraça, faz festinhas e beija as pessoas conhecidas

Como Fazer
  • Mostre afecto como recompensa por um bom comportamento
  • Demonstre afecto quando a criança a procura para que lhe dê mimos e atenção
  • Se a criança tem na cama um boneco favorito mostre como abraçalo e fazer-lhe festinhas
  • Quando a criança estiver para se deitar ou sair, mostre-lhe como abraçar e beijar os outros membros da familia. Depois diga " Dá um beijinho de boa noite ao papá " ou " Dá um beijinho de adeus ao mano". Encorage-a a imitar. Reforce-a com abraços e beijinhos

0-1 anos
Título: Quando brinca imita os movimentos de outra criança

Como Fazer
  • Peça a outra criança que faça uma actividade, por exempo empurrar carrinhos, construir uma torre com cubos, etc... de modo a levar a sua criança a imitá-la. Certefique-se que há vários objectos iguais
  • Peça à outra criança que passe debaixo de uma cadeira gatinhando, ou ponha uma caixa na cabeça. Encoraje a sua criança a imitar
  • Sente as duas crianças ao lado uma da outra. Começe por pedir que faça movimentos que ela consegue fazer bem, tais como "adeus", "bichinha gata", etc. Depois peça novos movimentos como tocar no cimo da cabeça, tocar nos dedos dos pés,dobrar-se e tocar com a cabeça no chão como se preparasse para dar uma cambalhota e andar à roda. Estimule elogiando.
  • Faça rodas com vários movimentos com outras duas crianças.

1-2 anos
Título: Explora activamente o seu meio ambiente

Como Fazer
  • Quando visitar a casa de qualquer pessoa mostre-a à criança e explique onde estão as coisas, diga "Aqui é onde vamos comer", " Brinca com os teus brinquedos aqui".
  • Passeie à volta do quarteirão ou jardim. Pare para olhar e explicar o que encontra à sua volta.
  • Peça à criança para lhe ir buscar coisas. Diga, por exemplo " Vai à casa de banho e traz-me a escova do cabelo".



Bom, aqui já ficam várias actividades que pode desenvolver com o seu pequenino para estimular a sociabilização. Passemos agora para as fichas de Autonomia:


1-2 anos
Título: Indica a necessidade de ir à casa de banho por gestos ou palavras


Como Fazer
  • Use as mesmas palavras sempre que a criança vai, ou vê outros a irem à casa de banho. Quando ela começar a dizer as palavras certas elogie-a e leve-a imediatamente à casa de banho.
  • Tire-lhe as fraldas, durante o dia.
  • Elogie-a sempre que ela der sinal que quer ir à casa de banho. Ignore qualquer acidente que aconteça. Esteja atento às expressões da criança ( tocar-se, inquietação) que possam ser indicadoras de que ela quer ir à casa de banho. Faca-lhe elogios, diga-lhe as palavras associadas à casa de banho e leve-a lá imediatamente.
  • Peça aos membros da família que avisem quando vão à casa de banho utilizando as mesmas palavras que a criança já conheçe.


2-3 anos
Título:Pendura um casaco num cabide colocado à sua altura

Como Fazer
  • Cosa uma corrente de metal para fazer de presilha na parte interior do colarinho do casaco dea criança. Faça com que ela o pendure num  cabide a que possa chegar.
  • Pratique, pendurando no cabide asas de panelas. Começe com uma presilha grande no casacoe gradualmente vá reduzindo o tamanho até chegar ao tamanho normal.
  • Pratique esta actividade no momento oportuno, quando a criança entra em casa com o casaco vestido. Faça com que ela o pendure depois de o despir.
  • Ponha o nome da criança. ou um boneco, no cabide, para que ela saiba qual é o lugar em que deve pendurar o casaco.


Por hoje é tudo. As fichas de Desenvolvimento Motor ficam para o próximo post.
Até lá...

1 comentário:

  1. Acho estas fichas muito importantes. Obrigado por partilhar este material.

    Maria

    ResponderEliminar