BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Técnicas de trabalho de um para um

Eu não sei o que hei-de fazer para conseguir trabalhar com a Bruna. Tirando o que lhe tento ensinar, incluindo o ensino nas tarefas do dia a dia, não consigo. Ela tem uma carrada de jogos didáticos, ele é cores, ele é letras, ele é jogos de semelhantes e de opostos mas não serve de muito, sento-me com ela mas a Bruna não colabora e eu não lhe consigo prender a atenção. Eu sei que não sou professora de educação especial, mas, é importante os pais também fazerem este trabalho, de um para um em casa. Hoje, fui procurar técnicas para trabalhar, com ela, em casa. Não encontrei nada direccionado para os pais, mas encontrei algumas técnicas para usar em sala de aula para um ensino inclusivo de crianças portadoras de Hiperactividade com Défice de Atenção no site Wordpress.com.
 Adaptei os métodos para crianças autistas:


Adaptações no ambiente de aprendizagem

  • A criança deve estar sentada num canto, onde não pode ter distrações
  • O ambiente que a rodeia deve ser organizado.
  • A rotina diária deve ser bem estruturada, as tarefas têm de ser realizadas de forma rotineira.
  • As regras devem ser bem claras e o seu cumprimento exigido.

Adaptações para obter atenção

  • Empregar estratégias multi-sensoriais
  • Projectar a voz.
  • Utilizar material visual e colorido
  • Usar sempre que possivel o computador, que pode ser uma ferramenta apelativa

Adaptações no Ritmo de Trabalho

  • Ajustar o ritmo da "aula" à compreensão da criança.
  • Alternar actividades.
  • Reduzir a quantidade e extensão do trabalho, adaptando ao tempo e ao nível de tolerancia da criança.
  • Espaçar pequenos periodos de trabalho com paragens ou mudança de tarefas.
  • Estabelecer límites para terminar as tarefas.
  • Use bastante reforço positivo. Para saber mais sobre reforço positivo pode ler este post .

Adaptações nos Métodos de Ensino

  • Estabeleça tarefas de conclusão rápida(inicialmente), começando a aumentar gradualmente a complexidade e duração das mesmas.
  • Compartimentar as tarefas complexas em tarefas mais pequenas e simples.
  • Exemplifique sempre o que se pretende.
  • Dê pistas à criança em como realizar o trabalho
  • Evite pressionar a criança para esta se despachar com a tarefa.
  • Incentive a criança
  • Evite dar atenção a comportamentos inadequados, iniciados com a intenção de medir forças consigo.


Bom, espero que estas técnicas de trabalho de um para um ajudem não só a mim mas a todos que necessitem delas...

3 comentários:

  1. É complicado mesmo... aqui, eu não costumo trazer técnicas de ensino pra casa... tento brincar com ele e inserir novas informações. Tem dado certo por enquanto. Depois, conta pra gente como as coisas estão rolando, viu?
    Um beijo!!!!

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte! E bom trabalho!
    Que 2013 seja o ano da mudança, todos os dias um bocadinho, com paciência e ajustando à medida da Bruna.
    Beijinhos ás duas e Feliz 2013

    ResponderEliminar