BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Consciencialização

Há coisas que me deixam doente! Apesar de já ser do ano passado a notícia, do julgamento, do caso, de um menino autista ter sido torturado com 31 choques eléctricos, só há dias a vi. Fiquei com um nó na garganta, foi um murro no estômago e já não deixei de pensar no assunto. Fiquei a pensar na minha menina, que não fala  e que portanto fica à mercê da sorte. Tal como a minha menina há muitos meninos autistas na mesma situação, claro está.
A falta de humanidade das pessoas é algo que me deixa aturdida e neste caso foi levada a extremos.
Nem os animais são assim tão crueis, -"ah mas era uma terapia de choques" , o quê? Que terapia, se deixa a criança num estado catatónico, aliás, em coma quase morto!?
Procurei o resultado do veredicto final, mas, não encontrei, espero que a pena tenha sido muito pesada, para servir de exemplo!
Tudo isto me leva a pensar que toda a consciencialização é pouca! O dia mundial da consciencialização pelo autismo, dia 2 de Abril é muito bonito com muitos monumentos iluminados de azul, mas é insuficiente!  Até porque as pessoas passam, vêem os edificios e monumentos iluminados, mas muitas pessoas nem sabem o porquê.
Nós pais, sendo os principais interessados, deviamo-nos unir e fazer ações de esclarecimento junto de escolas, principalmente, já que as crianças de hoje vão ser os adultos de amanha. Bem sei que existem associações a fazer este trabalho, mas não está a chegar a todos, é insuficiente.





Nós pais temos que nos juntar, arregaçar as mangas e preparar a sociedade para que os nossos filhos sejam aceites e respeitados nos seus direitos, para que casos como o do menino torturado nos Estados Unidos, não se repita.



 
 

2 comentários:

  1. As imagens do video são macabras de uma violência extrema :(, só pode ser gente sem consciência.

    Mas por mais que se queira conscencializar, está nas mãos do poder politíco e não adianta queremos pôr paninhos quentes, e tenha a prova de que dependemos da boa vontade destes senhores e podem ser apenas os autarcas , como já deves ter visto propus a alguns municipíos , levar a "anotomia do autismo", aos meninos do ensino básico e quem me dirigi primeiro foi ao municipio onde resido, primeiro por email e depois pessoalmente não uma nem duas , mas sim 3 vezes , cheguei a falar com vereador da educação que me disse que tinha 800 alunos no ensino básico, já estamos no 2º. ano lectivo a apresentar aos meninos da Azambuja, e aqui simplesmente nada, nem mais uma palavra sendo gratuito , não tenho que andar a "mendigar", quem perde são os meninos desta autarquia, mas como vês depende da boa vontade e quem não quer se conscencializar, ficamos por aqui. è só um pequeno exemplo. A ver se a gente desisti.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não tinha conhecimento dessa noticia, apesar de quem está neste mundo encontrar muita informação sobre o autismo, a maior parte das pessoas desconhece e nem sequer sabe o que é. A minha menina também não fala e isso é algo que me deixa assustada, porque é a primeira coisa que as pessoas notam e claro classificam-na logo de diferente para não dizer pior.
    Mas quando tenho mesmo de dizer que a minha filha é autista(não que ande com uma sineta e diga por tudo e por nada), mas normalmente nos hospitais ou centro de saúde tenho de dizer porque ela não gosta e reage mesmo muito mal e já passei por situações desprezíveis mesmo vindo de pessoas ligadas há saúde. As pessoas podem ser cruéis e parece que o assunto só é falado quando chega o dia da consciencialização pelo autismo, depois sinto que fica esquecido porque os pais com estas crianças especiais têm de lutar muito para os seus filhos terem o acompanhamento necessário.

    Bjinhos

    ResponderEliminar