BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Método Tomatis

 Um dia destes, num grupo do Facebook, alguém falava do Método Tomatis.
Como eu nunca tinha ouvido falar e não sou rapariga de ficar com pulgas atrás da orelha, fui pesquisar sobre o assunto.
E afinal do que se trata? Se como eu, nunca tinha ouvido falar, aqui fica a explicação do que se trata:


O método Tomatis, deve o seu nome ao otorrinolaringologista francês Tomatis.
O médico criou três principios básicos, para desenvolver o seu método:

Ele diz que a voz só contém as frequências que o ouvido é capaz de captar.
A voz e a linguagem podem sr melhoradas se melhorármos o que escutamos.
Ele diz que, é preciso reeducar o ouvido, estimulando a audição durante as sessões de terapia.

Ou seja : Esta terapia assenta na escuta que funciona através da estimulação dos músculos do ouvido médio, que corrige as ligações neurossensoriais mal desenvolvidas.


Para Tomatis a função principal do ouvido, é a escuta, não a audição. A escuta exige a capacidade de registar informação sonora, analisando-a e eliminando o que não tem grande interesse,  a escuta exige concentração.
Ora bem, o método não faz a criança ficar mais inteligente, nem mais calma, mas permite aproveitar todas as suas capacidades, nomeadamente a memória e a atenção para melhorar a fala e a linuagem.

O médico criou um aparelho ( em cima na foto), conhecido por  orelha electrónica. Trabalha com diferentes sons e frequências, é usada a musica de Mozart, Canto Gregoriano e por vezes a voz da mãe. O método ensina a criança a escutar.

O método é usado para vários problemas, são eles:

  • Autismo
  • Défice de Atenção
  • Hiperactividade
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dislexia
  • Problemas de motricidade
  • Dificuldades de Linuagem
  • Problemas de Integração Sensorial
  • Perturbações Gerais de Desenvolvimento


Ficou curioso? Eu não sei se este método é bom, ou não. Mas eu cá, fiquei curiosa!

 

5 comentários:

  1. Sempre a aprender!
    Também desconhecia.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. BOA NOITE!
    GOSTARIA MUITO DE SABER ONDE ENCONTRAR ESS TRATAMENTO . TENHO GEMEOS AUTISTAS .
    DESE JÁ AGRADEÇO .UM ABRAÇO E AGUARDO RESPOSTA.
    MONICA

    ResponderEliminar
  3. Mónica, pelo que consegui apurar a morada é a seguinte:
    Rua Dr. José Joaquim de Almeida nº808 1º
    2775-595 Carcavelos :)

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde

    Para além dessa morada de carcavelos tem mais alguma morada em portugal?
    obrigado

    ResponderEliminar