BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

PECS

A Bruna vai começar a usar o caderno comunicativo de Pecs. A terapeuta da fala tem estado a prepará-lo, hoje mostrou-me e amanhã a Bruna, já o traz para casa. A terapeuta tem tido dificuldades a trabalhar com a Bruna porque ela não nomeia e então agora vai tentar este sistema.
O PECS, ou sistema de comunicação por troca de imagens tem como objectivo dar voz a pessoas com grandes dificuldades de oralidade, nomeadamente autistas.
Além disso, através do uso deste sistema, pode ser também desenvolvida a compreensão e também reduzida a frustração e comportamentos inadequados. O mais importante é que ao associar o som à imagem, pode desenvolver a linguagem.
 
 

A Ana a terapeuta fez uma seleção de poucas imagens, que são da preferência da Bruna. Imagens dela a brincar, a descansar, a trabalhar, a comer e vai juntar uma da casa de banho ( muito importante, tendo em conta que a Bruna não vai à casa de banho sózinha).
Estas imagens permitem que, pela primeira vez, as crianças autistas iniciem a interação com o adulto,
até já estou a imaginar a Bruna, a dar-me a imagem da casa de banho e a deixar a fralda.


Exemplo de como é usado o caderno comunicativo de PECS
 
De acordo com o site Universo Autista, de 66 crianças que usaram PECS por mais de um ano, 44 já usam uma linguagem independente e 14 usam-na ajudados por sistemas de imagens ou palavras escritas. 7 destas crianças já não são consideradas autistas e mais de 30 já foram colocadas em salas de aulas para crianças com incapacidades leves.
Como dizem os brasileiros " É tudo de bom".
Será que a Bruna vai conseguir? Estou a torcer para isso!!

3 comentários:

  1. Olá,

    Eu espero que sim, que daqui a algum tempo a tua menina te vai surpreender muito.

    Bjinhos e tudo de bom

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Silvia beijinhos e tudo de bom para ti também :)

    ResponderEliminar