BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 25 de Março de 2013

Para ser bom professor é preciso...

É cada vez mais difícil a relação entre professor e aluno,.É ainda mais no caso de alunos com necessidades educativas especiais, não porque estas crianças sejam mal educadas ou porque tenham comportamentos desadequados à sala de aula, como aconteçe por vezes com alunos ditos normais, mas porque ensinar crianças com nee´s exige um esforço acrescido.
Não há uma fórmula correta para ser bom professor, mas tenho opinião que há determinadas regras que se têm que cumprir para o ser.
É sobre essas regras, que penso serem tão importantes para atingir bons resultados, que me debruço:


Sensibilidade
A aceitação das diferenças e respeito pelo outro é a base de relações saudáveis. Só com o reconhecimento e aceitação das diferenças se potencializa o crescimento e desenvolvimento de cada um.


Vínculo afetivo entre professor e aluno
  O vinculo afectivo entre os dois vai permitir uma melhor aprendizagem. É o primeiro passo para a partilha de interesses, descobertas e de vivências.


Conhecimento das vivências e expressões do aluno
Ter uma boa relação com os pais da criança é fundamental. É de extrema importância o professor conversar com os pais da criança, de forma a recolher informações. Obter informações através dos profissionais que acompanham também é importante. O professor deve observar a forma da criança se comunicar, como expressa as suas vontades, necessidades e desejos, o que mais gosta, também o que não gosta, o que deixa a criança frustrada, etc...


Organização.
É essencial que o professor estruture e construa  previamente,  os materiais, as estratégias e os recursos necessários ao aluno de modo a favorecer a comunicação e a aprendizagem.

Persistência
Acreditar nas capacidades do aluno, ter um plano de acção, persistir para alcançar, mesmo que pequenas, vitórias. A acção conjunta com outros profissionais da escola é imperativa.


Segurança
É necessário estabelecer regras claras dentro da sala, de forma a que todos os alunos as entendam e de forma a que saibam negociar o que desejam e que saibam interagir, respeitando as diferenças.



1 comentário:

  1. feliz pasqua,que o coelho traga muita paz e alegria, em seu coraçao voce e uma guereira que deus te abençoe. abraços

    ResponderEliminar