BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Aprender Brincando

Hoje, indico-lhe alguns jogos que encontrei, aqui mesmo, na net...


O grau de dificuldade é maior, e para a minha filha não é adequado, mas é perfeito para ajudar crianças a falarem as frases completas.
O nome do jogo é : Preencher o espaço em branco.
Escreva uma frase  num cartaz que diz: "A" e, em seguida, desenhe um grande quadrado vermelho (para o adjetivo) e grande quadrado azul para o substantivo e um grande circulo verde, para o verbo. Faça uma pilha de cartões, de 5 a 10. De um lado pinte uma estrela e do outro, escreva adjectivos
tais como: cansado, triste, gordura, idade, etc).
Faça outro monte de cartões (também 5 a 10), escreva um substantivo, uma pessoa ou animal como , cobra,cão, etc) e, do outro lado desenhar uma estrela azul. Adicione uma terceira pilha ( 5-10 cartões)
de um lado escreva um verbo (come dorme, come, dança,  etc) e do outro lado desenhe uma estrela verde. Pergunte ao seu filho para escolher um cartão com um
estrela vermelha e coloque-o no quadrado vermelho, em seguida, um cartão com uma estrela azul e coloque-o no quadrado azul e, finalmente, um cartão com uma estrela verde e coloque-o no
quadrado verde.

Então, peça ao seu filho para lêr a frase inteira, ou se não souber lêr, lê-a você e pede-lhe para repetir
Peça ao seu filho para escolher novos cartões e faça novas frases engraçadas.

Material: 30 cartões, marcador vermelho / azul e verde, cartolina e fita-cola

Vai ser desafiante se fizer frases engraçadas...


Outro jogo que pareçe ser muito divertido ,é o seguinte: O jogo do Espirro
Neste jogo procura-se captar a atenção da criança por 20-30 minutos.
Pegue em 10 cartões e escreva neles actividades giras como: andar ao pé cochinho por toda a sala, dar as mãos e girar, dar saltinhos, etc... nos restantes cartões desenhe um nariz, é a carta surpresa.
Peça ao seu filho para tirar um cartão e fazer o que o cartão lhe manda, se ele tirar o cartão com o nariz peça-lhe para fingir que espirra.
Continue até que o seu filho faça todas as actividades.
Material: 10 cartões e uma caneta



Os jogos de hoje, já pedem a colaboração da criança, pelo que têm algum grau de dificuldade, mas tenho a certeza para quem os experimentar que vai ser muito divertido...

1 comentário:

  1. Olá, a minha tem 3anos e o 1º jogo parece ser um pouco complicado para ela, mas o 2º acho super engraçado,ela anda numa fase de imitar tudo,pode ser que entre na brincadeira.

    ResponderEliminar