BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Dia D ... de Desfralde!!!

Hoje é O DIA. Com as temperaturas a aumentarem, a altura é a ideal para a Bruna deixar a fralda.
Já estou cansada de fraldas, por todos os motivos e já está mais que na hora do desfralde.  Na realidade esta já é a terçeira vez que a minha princesa faz o desfralde, da primeira vez tinha ela 3 anos e pouco e conseguimos, mas um ano depois, voltou a fazer as necessidades nas cuecas, pelo que a pedido da escola, voltou a usar fraldas. Passou a usar push-up´s e continuamos a levar a Bruna à casa de banho, mesmo sem ela pedir. Por vezes conseguiamos que fizesse o xixi na sanita, outras nem por isso e acabava por fazer na fralda.
No ano passado já tinha decidido que lhe tirava a fralda e tirei mesmo, mas chegou a Setembro altura de começar um novo ano léctivo e a Bruna ainda não tinha o controlo dos xixis e dos cócós e voltei a vestir-lhe fralda. Bahhhhh, grande erro, uma vez feita esta decisão devemos ser determinados, embora a situação seja um pouco frustrante.
Bom mas agora estou decidida a tirar-lhe de vez e para isso falei com a escola para obter cooperação nesta tarefa. A professora mostrou-se empenhada, só me pediu para manter a fralda no  transporte entre a escola e casa, não vão aconteçer acidentes.
Combinamos também que faziamos uma tabela com as horas em que faz xixi, para termos uma noção mais exacta de quando ela precisa de ir à casa de banho, portanto mesmo sem ela pedir vamos continuar a levá-la.
Falei também com a terapeuta da fala e ela vai preparar um cartão com uma foto da Bruna, na casa de banho, que esperamos nós, serve para a Bruna me entregar cada vez que tenha votade de fazer xixi. É que a falta de comunicação, é mesmo o maior problema, para conseguir o desfralde.
Hoje para a escola, çevou três mudas de roupa suplentes, para os acidentes.
Bom há outra dica que vou seguir que é o reforço positivo, nomeadamente o elogio, quando a coisa corre bem.
Há muitas dicas, por aí, mas penso que estas são as mais adequadas à nossa situação.



Uma coisa é certa, o desfralde nocturno, que muitas mães se queixam que é dificil, para mim vai ser fácil. É muito raro a Bruna fazer xixi durante a noite, acorda sempre com a fralda limpa, embora seja raro eu a levar à casa de banho durante a noite.
Por muito xixi que ela faça por todo o lado, desta vez não vou ceder à ansiedade, vou levar o desfralde até ao fim e vou conseguir!

 

7 comentários:

  1. Boa sorte! Estou na mesma fase do meu filhote...

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte! Eu comecei ontem o da minha pipoca! Um passo de cada vez!
    Do mais velho começamos o desfralde em Abril de 2008 e só em Novembro é que foi concluído!
    Por isso nada de desanimar.. e é mesmo isso.. depois de começar não podemos voltar atrás!
    Aqui fica o nosso blog:
    http://familiavieiraribeiro.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, é uma luta mas vamos consegur...
      Visitei o seu blog,vou passar a segui-la :)

      Eliminar
  3. Também ainda ando na luta, o meu filho fez 7 anos e a sua?

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Espero que corra bem e vais ver que vai ser desta.

    Bjinhos

    ResponderEliminar