BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Distimia

Tenho andado a lêr um livro sobre Défice de Atenção e Hiperactividade, tão frequente no Autismo.
"Cruzei-me" pela primeira vez com a Distimia, nunca tinha ouvido falar.Se é como eu e não tinha conhecimento do que é, eu faço-lhe a explicação:

É um desiquilibrio químico do sistema nervoso. Manifesta-se na forma de desordem de humor, que se estende pelo menos por dois anos.
Caracteriza-se pela falta de prazer ou divertimento na vida, mas os sintomas são muitos. Insatisfação constante, isolamento... na realidade a diferença entre distimia e depressão nervosa é apenas o grau dos sintomas.
Muitas destas crianças, mostram sempre retulância em envolverem-se com novas actividades, queixam-se de que tudo é uma «seca» e uma « chatiçe», e raramente se riem. Com um humor instável estas crianças são geralmente irritadiças. Se o seu filho for autista não verbal, poderá observar esses comportamentos, com as atitudes da criança.
Portanto, a Distimia pode estar relacionada com PHDA, mas não só. Qualquer pessoa pode vir a sofrer deste problema.
Não deve considerar-se que a criança tem Distimia, a menos que a criança tenha feito uma despistagem.
O tratamento, faz-se com recurso a medicação e a terapia, e deverá ser feito com a ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra.







Por outro lado, é preciso ter a certeza que esta mudança de humor, não se deva a uma perturbação de sono. Se a criança ressona ou tem uma respiração irregular, a hipótese não deve ser posta de parte e deve consultar um otorinolaringologista.















 

Sem comentários:

Enviar um comentário