BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

As maravilhas que uma palhinha pode fazer...

Durante a semana passada andei a ouvir as conferências da Telesumit, onde falaram vários especialistas, na área do Autismo. De entre várias participações, uma chamou-me especial atenção.
Foi a intervenção de Mary Robson, uma terapeuta de Handle. O assunto agradou-me bastante.

Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo têm no geral dificuldade em manter contato visual, algumas têm dificuldade com a linguagem, algumas são hipersensíveis ao som, e geralmente têm gesto facial limitado. Assisti um video que explicava como melhorar estas capacidades e é a tradução o que se segue:

"Quando se examina a importância da sucção no desenvolvimento humano, vê-se que é
profundamente importante.
A sucção não serve só para sorver o alimento, serve para coisas espantosas.
Utilizamos os dois lados da boca, as bochechas, que estimulam os hemisférios de forma coordenada. Isto facilita a integração dos hemisférios que significa, que as mensagens podem ser partilhadas mais fácilmente entre hemisfério direito e esquerdo.
Precisamos desta integração para processar a linguagem, para contrabalancear os nossos instintos, lógica e muitas outras capacidades que estão comprometidas frequentemente em casos de disfunção neurológica.
Muitos dos nossos nervos cranianos, são estimulados e isso ajuda também, a regular vários aspectos da nossa visão, incluindo a capacidade para os nossos olhos convergirem. Ou seja a visão focar em alguma coisa, isto é importante para lêr ou outras actividades académicas e para estabelecer o contacto visual com os pares."

"A estimulação dos nervos faciais, que cobrem a cara e a área da boca, estimulam directamente as estruturas do ouvido médio, que regula o volume dos sons que ouvimos. Isto é uma ajuda preciosa para aqueles que são hipersensiveis aos sons.
Através da conexão mesencéfalo e do colículo, conseguimos melhorar a nossa forma de nos focarmos nas coisas. Significa que a nossa atenção vai aumentar porque a nossa visão e audição vão estar focadas na mesma coisa.
Na sucção envolvemos a língua e ao controlármos os lábios e a respiração, regulamos a habilidade de falar, com uma boa articulação.
Além de tudo isto, através da sucção trabalhamos os musculo
s da cara, que usamos para a comunicação não verbal. A sucção em início de vida estimula a hormona do crescimento.

É necessária uma palhinha especial, com algumas curvas e água, há muitos tipos de palhinha.
As curvas da palhinha tornam a sucção mais dificil, então, as pessoas que sejam mais sensiveis a nível auditivo, ou que tenham problemas a nível da musculatura facial, podem começar com uma palhinha normal, porque pode chegar a ser penoso chupar uma palhinha que seja contorcida.
E é preferivel água porque é essencial para a função cerebral."


Pondo tudo isto, beber pela palhinha ajuda as pessoas! Para crianças especiais, nomeadamente Autistas, vai melhorar o contacto visual e a línguagem...
 

2 comentários:

  1. eheheh,eu já sabia,no entanto registo aqui outra coisa para que as palhinhas servem para os nossos meninos:
    servem para transmitir segurança,tal como uma escova de dentes ou um pauzinho,sair para a rua com uma palhinha na mão faz deles muito mais confiantes!

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar palhinhas com curvas. A minha adora beber de palhinha,bebe sumo,leite achocolatado e até os iogurtes líquidos, mas normalmente são as normais que vêm nas embalagens.

    Bjs

    ResponderEliminar