BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Crianças Autistas, Obras em Progresso

 Hoje uma amiga disse-me que o seu filho autista tem uma lesão cerebral, pelo que achei perfeito hoje falar de Plasticidade Cerebral e da reabilitação cognitiva de lesões cerebrais de crianças e do tratamento de perturbações do desenvolvimento cognitivo infanto-juvenil, como é o caso de autismo.
O cérebro é cada vez mais objecto de estudo e muito se fala dele. O conhecimento, sobre ele cada vez é maior e isso ajuda a uma melhor compreensão de um vasto leque de problemas e ofereçe também algumas respostas.
Segundo a Wikipédia
Plasticidade Cerebral ou "Neuroplasticidade  (também conhecido como remapeamento cortical) refere-se a capacidade do cérebro de modificar sua estrutura e função, em decorrência de experiencias como, um trauma ou lesão, devido o cérebro ser "plástico" e "maleável". A descoberta dessa característica do cérebro é bastante recente e desafia a crença anterior entre os cientistas de que o cérebro não muda após a infância", ou seja, é a capacidade que o cérebro tem de se remodelar em função das experiências do sujeito, reformulando as sinapses em função das necessidades e dos diversos factores do meio ambiente. Assim, mesmo que uma área do cérebro esteja lesionada, o próprio cérebro reorganiza-se e responde ao que lhe é pedido através de outra zona do cérebro.
 A melhor metáfora que posso encontrar é de uma estrada com um buraco, nós vamos construir pontes para atingir a meta, assim é com o cérebro.
 A neuroplasticidade é o que nos permite aprender, memorizar e adaptar através da nossa experiência com o mundo a nossa volta.Através de prática de exercícios mentais e um estilo de vida saudável, as crianças  tem mais chance de aprender e desenvolver a cognição, mas para isso precisam de treino.
O treino Cognitivo pode ser feito de diversas formas, nomeadamente através de sistemas computadorizados como é o caso dos Ipads cada vez mais utilizados, por crianças autistas.
Qualquer que seja o suporte utilizado para o treino, há algumas dicas que são essenciais para um bom resultado.


  • Movimento com atenção Tenha sempre atenção aos movimentos.
  • Calma Ter sempre muita calma ao trabalhar com a criança
  • Variação Oferecer hipótese de fazer coisas diferentes de forma a ter um mior leque de experiências. É através das experiências que meninos autistas aprendem.
  • Subtileza Seja subtil na forma de ensinar.
  • Entusiasmo Mostre-se muito entusiasmado com o que está a fazer, assim vai contagiar a criança com entusiasmo.
  • Metas Flexiveis Não queira entrar em desespero porque não conseguio atingir as suas metas, seja flexivel.
  • Ritmo da criança Cada criança tem o seu próprio ritmo biológico, para obter bons resultados tem de o respeitar.
  • Imaginação Seja imaginativo e prenda a atenção do seu filho.
  • Consciência Tenha sempre em vista o objectivo que quer atingir.
 Outra dica importante é Amor, o amor é a base de tudo.


Tendo em conta o significado da plasticidade cerebral, o melhor que posso dizer é mesmo que os nossos meninos são "obras em progresso"...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário