BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sábado, 4 de maio de 2013

Esta Semana

Segunda feira
Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Autismo de Santa Barbara descobriu que a utilização, de jogos que dêem prazer e estimulem o interesse de crianças, com Perturbação do Espectro do Autismo, diminui a gravidade dos sintomas do mesmo. Este estudo baseia-se na utilização de motivação positiva. O estudo revela ainda que, se a utilização dos jogos for bem feita, ainda que só uma hora por semana, ao fim de algumas semanas as crianças já revelam melhorias.
Leia a notícia aqui.

Da Arábia Saudita, uma boa notícia, uma exposição com criações, de crianças autistas. A exposição foi organizada pela Sociedade de Autismo Saudi Arabian com o objetivo de difundir o conhecimento sobre o autismo e, ao mesmo tempo trazer crianças autistas para a vanguarda da sociedade para erradicar os estigmas associados à deficiência. Um número de convidados e personalidades de destaque, incluindo o, gerente-geral do Ministério da Cultura e Informação, visitáram a mostra.
A notícia aqui.


Na terça feira
É uma notícia que altera a visão do autismo. Um pequeno estudo, realizado no Brasil junto de 434 crianças entre as quais 20 autistas revela que, no Teste Ler a Mente Nos Olhos, crianças com PEA não têm dificuldades em atribuir estados mentais e emoções a outros indivíduos.
Leia mais aqui.

Outro estudo, feito pela Centro Médico da Universidade de Columbia em Nova York, revela que não existe ligação entre autismo e a doença de Lyme. Nos ultimos anos, alguns médicos  observáram que muitos dos seus pacientes com autismo têm também a doença de Lyme. A doença de Lyme é uma doença causada por uma bactéria, o motivo da infecção é geralmente a picada de uma carraça (carrapato) infectado.A notícia é do jornal da American Medical Association, reproduzida agora pelo The Scientist.

Quarta feira
Entre quarta e sexta feira decorreu em San Sebastian, Espanha o 12º Congresso Internacional de Pesquisa sobre Autismo, mais de 1500 pesquisadores de 40 paises estiveram reunidos para discutir os vários aspectos da Perturbação. Um dos anúncios feitos foi que a toma de ácido fólico durante a gravidez, um mês antes de se ficar grávida até pelo menos 4 semanas depois, reduz o risco de Autismo. Leia a notícia aqui.

Na Quinta feira
Mais uma conferência, a 7ª Conferência Anual da Universidade de La Salle sobre Autismo, no México. A Dra Temple Gradin foi uma das oradoras principais.
Pode obter mais informação aqui.

Da América chega-nos, esta semana, uma história de amor, entre um menino autista e um cão.
O animal foi resgatado de um abrigo para animais, onde chegou quase à beira da morte. Lutou, recuperou e foi-lhe dado o nome de Xena guerreira. A ligação entre a criança e o cão foi instantânea e ao fim de 2 meses o menino apresentou várias melhoras. Pode lêr toda a história, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário