BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sábado, 11 de maio de 2013

Esta semana



Terça feira
Novos estudos revelam diferenças significativas entre crianças autistas do sexo femenino e do sexo masculino. As revelações foram feitas na semana passada na 12ª Conferência Internacional de Pesquisa sobre Autismo que decorreu em San Sebastian, Espanha, onde estiveram reunidos cerca de 1500 pesquisadores de 40 paises. Pode lêr a notícia aqui.

 Quarta feira
Crianças com autismo vêem o movimento duas vezes mais rápido que as outras crianças da sua idade. Os investigadores ,esperam agora , que a nova descoberta ofereça pistas para a causa fundamental do transtorno do desenvolvimento. Pode lêr a motícia completa aqui.

Quinta feira
Esta quinta feira ficou a ser conhecido um ensaio fotográfico, que um pai fez, de um menino autista.
Imagens únicas que revelam um mundo diferente. Pode ver as fotos aqui.

Sexta feira
Um estudo feito na Suécia em 1600 crianças autistas, cujas mães tomaram antidepressivos durante a gravidez mostram um aumento da incidência de autismo neste grupo relativamente ao grupo de controlo. O estudo foi revelado no Jornal Britãnico de Medicina.
Leia a notícia completa aqui.

Esta sexta feira, ficou a ser conhecida a história de Jacob um adolescente de 14 anos americano que foi diagnosticado aos 2 anos, autista. Jacob está a preparar a sua tese de Phd em sistemas quânticos.e pode vir a ser Prémio Nóbel.  Pode ler a notícia completa aqui.

Sábado
Este fim de semana é apresentado na Feira Segurex- Salão Internacional de Protecção e Segurança, que está a decorrer em Lisboa na FIL, o Cartão de Emergência.
Trata-se de um cartão, com informações médicas, que se coloca nas cadeirinhas de transporte de crianças, informações como: grupo sanguíneo, medicação, alergias, contactos. Este cartão foi criado a pensar na falta de comunicação de crianças autistas em situações de emergência em que o acompanhante desta não pode comunicar as informações, por si próprio.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário