BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sábado, 18 de maio de 2013

Esta Semana

Segunda feira

É uma inovação. Nos Estados Unidos da América foi criado um casaco especial para crianças autistas. No seu interior tem bolsas de ar, que enchem quando os pais activam o sistema a longa distância, imitando assim um abraço. O sistema baseia-se no pressuposto que a pressão dos abraços acalma crianças em crise. Leia a notícia aqui.

Quarta feira

Novo estudo realizado pela Universidade de Durham revela que a inteligência humana não pode ser explicada pelo tamanho do lobo frontal do cérebro. O estudo vem contrariar o que se sabia até agora e mostra que áreas como o cerebelo são igualmente importantes para a cognição humana e distúrbios, tais como autismo e  dislexia. O estudo foi publicado na revista " Procedings" ,  a notícia completa, pode ler  aqui..


Quinta feira

Esta quinta feira foi conhecido o resultado de um inquérito feito nos Estados Unidos pela autoridade federal de saude pública, segundo o qual, até 20% dos menores americanos sofrem disturbios mentais.
Pode ler a notícia completa aqui.


Sexta feira

Nos Estados Unidos, o Guia dos Transtornos Mentais foi actualizado. Os critérios para diagnosticar alguns transtornos mudaram. Segundo a edição desta sexta feira do Washington Post,  a definição do Transtorno de Hiperactividade de Défice de Atenção está  a ser alargada, ou seja, a doença pode ser diagnosticada em mais crianças No caso do autismo, aconteçe o oposto.
É com esta guia que médicos psiquiatras e profissionais da saude mental utilizam para diagnosticar os doentes.
Pode ler a notícia completa aqui.


Esta semana fica marcada, pelo desaparecimento no passado domingo e posterior descoberta do corpo de uma menina autista de 9 anos, na América. Foi encontrada, na quarta feira de manhã, no fundo de um lago, perto do sitio de onde desapareceu e onde brincava com o seu irmão, o quintal da sua casa de férias.

De acordo com um estudo realizado pela American Academy of Pediatrics, quase metade de todas as crianças com autismo vai fugir uma vez antes dos 17 anos, segundo este estudo muitos serão encontrados mortos.
Em 2012, 195 crianças autistas desapareceram, segundo a Associação Nacional de Autismo, que só acompanha os desaparecimentos reportados pelos média.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário