BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como Ensinar Autistas Visuais...


Ando a preparar um quadro para a Bruna, com os dias da semana, para que se possa apontar os dias em que ela vai à piscina. A intenção é que ela saiba sempre, quais os dias em que vai. A favor da verdade, devo confessar, que já não a posso ouvir todos os dias a dizer  " quê ir à piscina nadar".
 

Crianças autistas, aprendem muito mais fácilmente, se forem ajudadas com imagens, elas percebem as imagens muito mais fácilmente do que linguagem falada.
Quadros de imagens são grandes aliados para ensinar várias coisas, tanto autonomia, como actividades de cognição.
No dia a dia, ajuda, se a criança tiver um quadro a explicar passo por passo a ctividade a realizar, por exemplo a lavar os dentes, ou a pôr os sapatos no sítio. É bom, que no final das tarefas a criança possa ter uma recompensa. O reforço positivo é uma mais valia para as aprendizagens.
Como precisam de receber informação visual, a nível de cognição é bom trabalhar com estas crianças a ligar imagens, em seguida será bom ligar imagens a objectos reais. Numa fase posterior a criança deverá ligar palavras escritas a imagens e categorizar.
Com o passar do tempo o objectivo é aumentar o tempo em que a criança fica sentada a cooperar.
O uso de imagens para ensinar crianças autistas é extremamente importante, aparelhos de comunicação como os Ipods, Ipads e outros, são muitas vezes utilizados para as
 
crianças fazerem pequenas aprendizagens. Através dos vários programas, recorrem à imagem, para poder comunicar carregando nas próprias imagens.
No youtube, pode assistir a vários videos procurando por Método teach, que é um método que recorre essencialmente à imagem.
Num mundo caótico como o nosso, em que as crianças autistas não entendem, tantas informações que recebem ao mesmo tempo, com tanto ruido, estrutura e rotina através da imagem, ajuda de forma inigualável a estabilizar o comportamento e nas novas aprendizagens...
 

 



 


 

1 comentário:

  1. Muito bom,acho bastante boa esta matéria. Sei que é importante para eles esta informação visual tal como a linguagem. No caso da minha ela não tem problemas com o ruído ou com locais movimentados,processa bem essa informação,mas nos últimos tempos nos parques noto que ela observa muito as outras crianças a brincar,normalmente não se junta a elas mas observa por exemplo o que elas estão a fazer em algum aparelho e quando elas saem ela vai fazer o que acabou de ver. Tenho notado que ela tem aprendido certas aptidões sociais por observar e mesmo em desenhos animados ela copia determinadas acções. Por isso noto que ela tem aprendido observando e não só porque lhe explicamos.

    Bjs

    ResponderEliminar