BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

domingo, 23 de junho de 2013

Esta Semana

Segunda feira
Nos Estados Unidos, uma mãe assassinou o filho em conjunto com a madrinha do rapaz. O rapaz era autista e esteve internado até à pouco tempo. O crime terá sido premeditado, pelas  duas que depois de o terem esfaqueado tentáram pôr fim à própria vida.
Pode ler a notícia completa aqui.


O Dia do Orgulho Autista, assinalou-se mais uma vez esta segunda feira,  dia 18 de Junho. A data é celebrada em vários paises e pretende reafirmar o orgulho que os pais, de pessoas afectadas pelo espectro, têm nos seus filhos e nas suas aquisições e melhorias. Pode espreitar a página do Facebook do Movimento Orgulho Autista Brasil aqui. Em Portugal, o dia não teve destaque de maior.

Terça feira
Novo estudo feito nos Estados Unidos indica que a exposição à poluição feita por grávidas, eleva para  duas vezes mais, o risco do bebé vir a ter autismo. O mesmo estudo refere que, dependendo do tipo de poluente 20% a 60% das grávidas, vivem em ambientes afectados. Toda a notícia aqui.


Investigadores da Universidade de São Paulo  infectáram ratas grávidas, com uma bactéria, criando um quadro semelhante ao autismo.Desta forma podem ser facilitadas várias pesquisas.
Pode ler a notícia aqui.


Quinta feira
Novo estudo liderado por Armin Alaedini, professor assistente na Universidade Médica de Columbia, relaciona a sensibilidade ao Gluten, em conjunto com problemas gastrointestinais a Autismo. Segundo este médico, será necessária mais pesquisa, para que ao se conheçer melhor estes problemas se possa encontrar novas formas de combater o autismo que pareçe, então,  estar ligado a estes problemas em algumas pessoas.
 Pode ler a notícia completa aqui

Sexta feira
Nova  pesquisa desenvolvida por um brasileiro, Ami Klin,director do Marcus Autism Center, o maior centro de pesquisa e tratamento de Autismo nos Estados Unidos, e sua equipa, encontraram uma nova forma de rastrear autismo em bébés.  Por meio de uma técnica chamada eye-tracking, o rastreamento do movimento dos olhos, serão observados, sinais  que revelam se a atenção da criança está mais focada em coisas ou em pessoas. O movimento dos olhoos, é um indicativo da presença do distúrbio.
Pode ler a notícia aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário