BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Teorias absolutamente fantásticas

Mais uma teoria, para o autismo.
Uma grande descoberta dos ultimos anos para a neuro ciência foi a descoberta, dos neurónios-espelho.
É tão grande a importância dos neurônios-espelho que um especialista em anomalias cerebrais Vilayanur Ramachandran do Centro de Pesquisas Cerebrais e Cognitivas da Universidade da Califórnia diz que falha está relacionada diretamente à origem de alguns sintomas principais do autismo (como os relacionados à interação social).
Estes neurónios são responsáveis pelas imitações e reproduções de comportamentos que outras pessoas têm.
O exemplo mais óbvio disso é o facto de quando observamos alguém perto de nós a bocejar, bocejamos também.
Mas a responsabilidade destes neurónios é grande, eles são responsáveis por vários processos mentais, a imitação, a identificação, a empatia e a própria linguagem.
Nunca antes desta descoberta, se justificou tão bem aquele ditado, "Diz-me com quem andas dirte-ei como és" aconteçe muitas vezes copiarmos os comportamentos de outras pessoas, os responsáveis por isso são os neurónio espelho e é ao copiarmos os comportamentos que aprendemos.
Os especialistas dizem que devido a uma má formação no sistema, os neurónios espelho não funcionam da melhor forma em Portadores do Espectro do Autismo e é por isso que não conseguem copiar, e por isso aprender,
 Os neurônios espelhos foram descobertos acidentalmente em 1994, quando investigadores estudavam a actividade cerebral de um macaco e uma área do cérebro "disparou" ao observar um dos investigadores a agarrar uma banana.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário