BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Bye bye Agosto...

Oláaaaaa tudo bem? As férias foram boas???
Já estava com saudades de escrever! E tenho tanta coisa por contar, este mês de Agosto, excepto meia duzia de dias, correu muito bem! Pois é, a Bruna esteve todo o mês em casa de férias, mas correu tudo muito bem.
Na primeira quinzena fomos à piscina várias vezes, porque estar de férias e ficar em casa, não faz mesmo o género da Bruna. Apesar de ter o trampolim e a piscina no quintal, acho que já perdeu a graça. Enquanto foi novidade, era piscina todo o dia, agora serve mesmo para ir lá pôr o pé calçada e tudo, mas como está muito calor o calçado seca num instante, exceptuando umas sandálias que estreou no dia 11 e que já foram para o balde do lixo.
No dia 11, tenho que vos contar, a Bruna foi batizada, eu estava com receio do comportamento dela na igreja, mas por algum motivo ( deve ter sido obra e graça do espírito santo), portou-se à altura. Fartou-se de rir quando o padre lhe molhou a cabeça com a água benta, " Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo". Aqui para nós o mais engraçado ( sem graça nenhuma) foi o padre me ter perguntado se eu a ensinava a rezar e se ela ia frequentar a catequese, bom eu respondi-lhe que isso era muito bom sinal e que até gostava que ela fosse para os escuteiros, na realidade e quem nos conheçe sabe, que não é o momento. O vestido era bem bonito, mas lógico a coisa não podia correr assim tão bem, levei-a à casa de banho e ela não fez nada e em menos de um quarto de hora já estava a fazer xixi no vestido... bom todos os males fossem esse, não é?!
Uma pequena observação, a Dara que é filha de uma amiga minha, nesse dia fez uma super birra e enquanto a Dara chorava, a Bruna ria à gargalhada, acho que não percebeu muito bem que a miuda estava triste...
O que tenho mais para vos contar? Bom a Bruna foi ao pedopsiquiatra no início do mês e acordei com o Dr. começar a diminuir-lhe a dose de Bunil, tal como eu pretendia, falei-lhe do tratamento biomédico e ele mandou-me ler um livro, que é o que estou a ler neste momento ( é a sugestão para sexta feira, está curioso?), continuo a dar-lhe medicação, mas muito menos. E um aparte, sem a autorização do médico, também lhe retirei a Ritalina, que pareçia estar a agitar muito a Bruna, e em termos de atenção não noto piorias... quando ele souber é capaz de relhar comigo, mas enfim, cá estaremos...
Estive de férias, mas continuei a vasculhar tudo na internet, sobre autismo, nos próximos posts vou escrever sobre o que andei a estudar... umas das informações que recolhi, faz parte, quase, do mundo da crendiçe, mas a mim deu-me mesmo que pensar.
Faz hoje 15 dias que a Bruna estava que não se podia aturar. Ia começar no ATL de férias e quando eu cheguei ao almoço a casa, não se podia, começei a dizer-lhe que ia para a escola brincar com os meninos, sabem qual foi a reacção dela? Bom desatou a dar-me pontapés e puxar-me o cabelo. Notóriamente, não queria ir para a escola. Tive que agarrar no telefone e fingir que estava a telefonar para a escola " não, não a Bruna hoje não vai à escola, não não ela não vai, está muito chateada" pareçeu instântaneo, começou logo a portar-se bem. Saí com ela de casa, mas quando voltei continuou as birras e o sono e a choramingar. Quando chegou à noite, lembrei-me que tinha lido qualquer coisa sobre a alteração de comportamento em miudos autistas, em noites de lua cheia, fui ao quintal ver, qual não é o meu espanto que estava mesmo noite de lua cheia.
Para não pensarem que estou a inventar aqui fica um link, interessante sobre o assunto:
http://perfectlyquirky.wordpress.com/2013/03/29/full-moon-and-autism/
Se observarem alterações nos vossos meninos, informem-me que fiquei mesmo muito curiosa. Se calhar até é verdade, se dizem que a lua influência as marés, as culturas, até acelera os partos ( ou pelo menos dizem)...
Como vos falei do ATL, quem me conheçe sabe, que tenho tido graves problemas para trabalhar, porque os horários da Bruna são bastante condicionantes. Felizmente encontrei este ATL, onde ela vai ficar a seguir ao horário normal da escola, até à hora de eu chegar. (Já posso trabalhar a sério, iuppppi, sinto que tenho a minha vida a entrar nos eixos. ) Já lá esteve nos últimos 15 dias de Agosto e vai estar ao final da tarde durante o ano lectivo. Pareçe que se está a dar bem com alguns miudos, ela fala muito numa Catarina e quando chega à escola a miuda dá-lhe abraços. E o Diogo, diz que é o guardião, anda sempre atrás dela e empurra-a no baloiço. Muito bom!
Tirando uns dias mais cansativos em que me apeteçe fugir, para uma ilha deserta, correu tudo muito bem...
Ah e tenho mais uma novidade, das boas, lá para o Natal conto-vos ;)
Queria ainda agradeçer as visitas, que me fizeram, apesar de não vos ter dado notícias...

 

1 comentário:

  1. Ei, Edite!
    Bom te ver de volta!!!!
    Queria ter esse pique pra ler tanto e estudar tanto...
    Obrigada por compartilhar suas vitórias, reflexões e experiências!
    Beijos!

    ResponderEliminar