BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tóxicos out...

Como o prometido é devido, hoje vou falar um pouco dos problemas de toxicidade. Se é seguidor deste blog já o sabe, desde o ultimo post, em que o anunciei assim como às dicas que vou dar aprendidas no Tele Summit deste ano, organizado pela Meir Autism, uma associação israelita.
Mas antes deixe-me só relembrá-lo ( se viu o video que lhe indiquei no ultimo post sabe), que está comprovada a alteração que ocorre em genes humanos após exposição a tóxicos. Não restam dúvidas, há um risco real de contrair problemas de saúde se se estiver em contacto com tudo o que é "lixo"... Não é à toa que as vacinas foram e são tantas vezes apontadas, como causadores de Autismo. Porque continham mercurio, e o mercurio é altamente contaminante, é um metal pesado. Mas de entre esta classe que eu acabei de criar o "lixo" existem muitos, muitos, muitos contaminantes. São tantos que suponho que ninguém os conheçe a todos... Mas são os mais comuns, os conservantes, aditivos, antibióticos, agró-tóxicos, que contaminam tudo por onde passam, é como um ciclo. Os agró-tóxicos servem para curar as plantações, que servem para nos alimentarmos, ou alimentar o gado, que serve para nos alimentar a nós. Penetram na terra e daí infiltram-se nos lençóis freáticos e nos cursos de água, circulam no ar... é a chamada roda viva, que não para...

Desde o ventre das nossas mães começamos, logo, a ser expostos a tóxicos e o problema é que os bébés não têm o sistema de desintoxificação completamente estruturado de forma a transformá-los, neutralizá-los e eliminá-los, pelo que, há uma acumulação e daí à intoxicação crónica é um pulinho...

A menos que, pusermos os nossos filhos em redomas, ou enviá-los para um sítio longínquo como o Zimbabwe, estão mesmo expostos a químicos, fizermos nós o que fizermos...

Eu penso que o melhor que temos a fazer é começar a criar um ambiente saudável, e nada como começar pela nossa casa...
Comecemos pela:

Cozinha

  • Não tem lógica fazermos comida saudável em panelas e tachos que não o são, deite fora o alumínio e o teflon, ( o alumínio quente deixa pequenas partículas na comida, o teflon risca-se facilmente e liberta também, particular para a comida). Boas opções serão, o vidro, o ferro e a cerâmica.
  • O plástico, longe da nossa porta de preferência. Nunca reserve comida quente em plásticos, utilize o vidro, sacos de papel ou o metal ( como está frio não há problema).
  • A maioria dos alimentos que compramos vêm embrulhados num material, que é o PVC, evite.
  • Garrafas de bebida para crianças. Tem que saber se tem Biphenol -A, este material conhecido também por BPA parte-se até 55 vezes, em pequenas partículas. A boa notícia é que parece que já é raro encontrar esta substância nos recipientes, pelo sim pelo não, o vidro é uma boa opção.
Micro ondas

Quem não utiliza o micro ondas, hoje em dia?

Os micro ondas emitem radiação perigosa,produzindo carcinógenos e "matam" os nutrientes nos alimentos ( já foi  mostrado que 97% da vitamina C dos brócolos é perdida, quando cozinhada em micro ondas). O leite materno nunca deve ser aquecido num aparelho destes, os amino-ácidos são deixados biologicamente inactivos.

biotransformar, neutralizar e eliminar
Observe as diferenças nestas plantas regadas, uma com água que já tinha sido aquecida no micro ondas e outra com uma água natural... Veja aqui o artigo sobre a experiência...

Se continuar a usar o micro ondas tenha em conta que Nunca, deve usar plásticos no micro ondas, nunca mesmo.
 
Na cozinha tenha ainda especial atenção aos detergentes que utiliza, se for observar os rótulos vai ver que a constituição são químicos, atrás de químicos..
 
 
 
 
Casa de Banho
 
Se quiser um cocktail de químicos é aqui que pode encontrar. O que podemos encontrar na casa de banho? Shampoo, Condicionador, Sabonetes, Gel Duche, Lacas para o Cabelo, Espumas, Desodorizantes, Cremes de Corpo, Makeup... Até a pasta de dentes... Quer mais???
Procure produtos naturais, eles existem!
 
Produtos de Limpeza
 
Outro cocktail de químicos, o que puder evitar evite, há produtos naturais, algumas coisas podem ser lavadas com vinagre e bicarbonato de sódio.
Os cheirinhos para casa, serão talvez dos piores tóxicos libertados no ar, já que ficam confinados a um espaço, o spray liberta particular microscópicas que são rapidamente inaladas para os pulmões e depois para a corrente sanguínea. 
Abrir as janelas muitas vezes é o ideal, mas se quer mesmo dar um cheirinho especial pode apanhar folhas de eucalipto ou deixar ferver em água quente cascas de limão...
 
 
 
A minha dica

Uma boa sugestão para aproveitar garrafinhas de plástico que tenha por casa...










 
Gostou das ideias???
Esta é a minha dica, tenho uma horta biológica cá em casa, mas é pequenina estamos longe de ser auto-suficientes. No entanto este verão já comi umas boas saladas, com alfaces e pimentos apanhados cá no quintal. Não usei pesticida, adubei a terra com borras de café e as plantas cresceram bem bonitasPara quem mora no campo é uma boa hipótese, para se ver livre de alguns agro-químicos, para quem mora na cidade é mais complicado, mas pode fazer mini-horta na varanda, utilizando hortas verticais.Deixo-lhe aqui uma imagem para ilustrar o que estou a dizer. Ando à procura de uma que consiga fazer cá em casa para aproveitar algum espaço...
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário