BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Inquérito Nacional, Para Uma Melhor Qualidade de Vida...

Quantas queixas temos nós, pais de crianças autistas, a fazer em relação à qualidade de vida dos nossos meninos?
Inúmeras respondo eu.

  • Podemos começar pelo problema de diagnóstico, muitas vezes tardio, com a falta de informação dos profissionais competentes.
  • Problemas na intervenção precoçe, com a falta de profissionais.
  • Falta de professores de educação especial, nas escolas. Com os poucos profissionais que existem a desdobrarem-se para repartir as horas, pelos muitos meninos que têm que acompanhar.
  • Falta de um acompanhamento intensivo, tão necessário. Aliás, em alguns casos faltam mesmo as terapias.
  • Problemas monetários decorrentes de tantos gastos, que uma família destas tem.
  • Os unicos apoios que podemos pedir á Segurança Social são o abono por deficiência, que não chega a nada, o apoio à terceira pessoa ( 80 euros para que é que chega? pergunto eu), se pedir a terceira pessoa, já não pode pedir apoio para frequência em unidade de ensino especial, que apesar de tudo, em principio não lhe é paga a 100%...
  • Falta de profissionas nas escolas nomeadamente pessoal auxiliar, com habilitações e conhecimentos suficientes para cuidar dos nossos filhos.
  • Falta de conhecimento pela sociedade civil.
  • Falta de Centros de Actividades Ocupacionais competentes, para os mais velhinhos...~


Bom são tantos problemas, para resolver, que se estivesse aqui o dia todo não chegava para os apontar a todos...
Para melhorarmos as nossas situações a Federação Portuguesa de Autismo, está a realizar um inquérito nacional junto das famílias com crianças e jovens com PEA.
Este inquérito visa analisar a informação necessária para conseguir, legitimamente e com base científica, reivindicar junto das entidades competentes, mais e melhores respostas de apoio às famílias das pessoas com PEA e melhorar a inclusão escolar/social dos nossos filhos.
Este projecto, faz parte do Programa Operacional de Assistência Técnica do  Fundo Nacional Europeu, e é mais que tudo uma alavanca, para termos base para justificar as nossas reivindicações.

A sua participação é extremamente importante, se é familiar de uma criança ou adulto ( até aos 25 anos) com PEA, peça já o seu formulário pelo email :  jmnogueira67@gmail.com

o tempo para a entega está a contar...
 


Sem comentários:

Enviar um comentário