BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Exercício de Terapia da Fala- Faça em Casa...

Espero, que não seja muito pretensioso considerar este exercício ,como sendo, de terapia da fala, isto porque não sou terapeuta( em boa verdade até sou, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, professora de educação especial, até me estou a especializar em medicina biomédica). Também, ninguém me disse que o exercício era feito na terapia... embora eu ache que sim.

Bem simples. Esta tarde estava  a fazer um jogo de iguais com a Bruna, é um jogo com vários cartões de animais, que vem a pares e que costumo pedir para ela me dar o igual do cartão que eu lhe mostro.

Não devia estar nos dias dela, porque não lhe apeteceu fazer nada,
então, para a incentivar começei a cantar musicas relacionadas com os animais que lhe estava a mostrar e que ela conheçia:

Mostrei o Canguru e cantei-lhe aquela antiga dos "Furia do Açucar"- "Canguru  diz-me tu, quantos pelos tens tu... no nariz" pode não achar muita graça a esta musica, mas já é conheçida da Bruna.

Mostrei o Sapo e´cantei-lhe aquela, " O sapo não lava o pé, não lava porque não quer, ele vive lá na lagoa não lava o pé porque não quer... que xuléééé..."

Mostrei o Gato e cantei, o "Atirei o pau ao gato"


E por aí a fora, já deu para entender.

Mas o que eu fiz foi, cantar a primeira silaba da palavra relativa ao animal em questão, não cantei a palavra toda para que ela pudesse dizer o nome, isto enquanto lhe mostrava o animal...

Tenho que vos contar que não deu lá grande resultado com a Bruna, pelo menos hoje, mas tenho a certeza que é engraçado para fazer com alguns miudos, e eu por aqui vou continuar a tentar, até porque a Bruna não fez hoje, mas nada me garante que não faça amanhã...
Assim espero

2 comentários:

  1. muito interessante já que eles amam musicas pode dar certo sim muito bom memso!

    ResponderEliminar
  2. Sempre inovando, é o que eles esperam ; não desista, Gostei da sua prática.Obrigado por compartilhar !

    ResponderEliminar