BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uma Relação Estrita Entre a Memória e o Exercício Físico...

Uma super novidade, é o que vos trago hoje, ainda na senda dos últimos dois posts, sobre Autismo e Alzheimer.

Saber que exercício físico faz bem à saúde, não é novidade para ninguém, de todo. Mas e se eu lhe disse-se, que foi comprovado ciêntificamente que a actividade física, melhora os mecanismos da memória?!

É mesmo verdade. Para além de acalmar, ajudar na socialização e autonomia, promover a confiança e auto-estima, ajudar na coordenação motora, o exercício físico, aumenta a produção de FNDC5  e como tal, melhora a memória.

Mas, há ainda, um novo estudo ,que veio confirmar esta possibiliadade de melhorar as capacidades cognitivas com o exercício. Neste estudo, os ciêntistas observaram que com corridas feitas pelos ratinhos numa roda ao longo de 30 dias, a atividade de uma molécula reguladora do metabolismo foi aumentada, a PGC-1α, nos músculos, o que incentivou a subida dos níveis da proteína FNDC5.
O aumento desta proteina, levou a que a BDNF aumentasse no hipocampo, região associada à aprendizagem e à memória. O BDNF é outra proteina relacionada com a saúde cerebral.

Este estudo requere ainda aprofundamento.. e foi falado para a prevenção de patologias neurodegenerativas como a doença de Alzheimer ou Parkinson, no
entanto, eu na minha modesta opinião, não tenho conheçimentos para isso, mas arrisco-me a dizer que será bom, também, para o Autismo, por uma questão de lógica.

Hoje já telefonei ao professor de Educação Física da Bruna, para saber o que seria a distância aceitável, para fazer caminhadas. Ele respondeu-me, que como a Bruna não tem problemas físicos nenhuns, a caminhada seria aquilo que ela conseguisse fazer. Eu sei que a Bruna, também não tem qualquer questão cardiaca, porque, a Bruna, à relativamente pouco tempo, fez um electrocardiograma de 24h e por isso sei que está tudo bem.
A Bruna faz Hidroterapia e Hipoterapia, que é em certa parte algum exercício, mas não creio que seja suficiente, por isso vou começar a fazer caminhadas com ela.
Aqui perto de casa tenho várias estradas de terra batida sem trânsito, onde se pode caminhar. No domingo fomos vêr as ovelhas por uma estrada, hoje à tarde fomos por outra para ir ver uns cavalos que costumam estar ali num terreno, mas tenho que vos contar, no domingo descalçou-se tantas vezes pelo caminho que perdi a conta às vezes que aconteçeu, hoje já estávamos quase a chegar aos cavalos desatou a choramingar, pelo que voltei para trás. Não é que fosse assim tão longe de casa, mas a verdade é que a Bruna gosta muito de andar... mas de carro!

Será que vai ajudar à memória?

Sem comentários:

Enviar um comentário