BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Descoberta Relação Entre Cancro e Autismo...

Os ciêntistas cada vez vão mais longe nas pesquisas que fazem, e cada vez mais se sabe sobre autismo, ainda bem.
Numa altura em que tanto se fala na falta de verbas para a investigação, felizmente vão aparecendo muitas informações novas, que por um lado não nos levam a lado nenhum, para já, mas que no seu conjunto nos podem dizer muito.

Ora bem, andava aqui a "passear-me" na net e deparei-me com uma notícia, que não sendo de agora ( já tem uns mezitos) traz novas informações.

Foi encontrado uma relação entre entre o Cancro e o Autismo. Na realidade,
sabe-se agora que um gene o PTEN, causador de alguns tipos de cancro também causa Autismo, cerca de dez por cento das crianças com mutações nesse gene, que causa cancro de mama, cólon e outros órgãos, também têm autismo.


Isto fez-me pensar um pouco no nosso caso pessoal. Fiquei com a pulga atrás da orelha, ou não me chamasse eu Edite Oliveira. O Autismo da Bruna,  não tem uma base genética, ou pelo menos todos os testes genéticos  que lhe foram feitos não o determinaram, mas, por acaso tenho historial de cancro na família, cancro de mama.

Hei-de telefonar para a Dra. da Genética para saber se foi feito alguma análise para desviar a possibilidade de alterações na PTEN...

Sem comentários:

Enviar um comentário