BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

Desenvolvimento dos 5-6 anos

Para finalizar este ciclo de postagens, sobre desenvolvimento e os comportamentos considerados "adequados" a cada idade, hoje escrevo sobre a idade dos 5 aos 6 anos.
Estes comportamentos não serão iguais para todas as crianças, já que não respeitam as especificidades de cada um e muito menos, serão os comportamentos em crianças com diagnósticos.
Escrevo sobre o Desenvolvimento Motor, a Linguagem, a Cognição, a Autonomia e a Sociabilização, a informação é do Portage.


Desenvolvimento Motor



  • Escreve letras maiúsculas, grandes isoladas, em qualquer sítio do papel
  • Anda numa trave para a frente, para trás, e para os lados sem se desiquilibrar
  • Salta
  • Anda de baloiço, iniciando e mantendo o movimento
  • Estende os dedos, tocando com o polegar em cada um
  • Copia letras minúsculas
  • Sobe escadas de um escorrega de 3m de altura para deslizar
  • Bate num prego com um martelo
  • Controla lançamentos e batimentos de bola
  • Pinta sem quase sair dos contornos
  • Recorta desenhos de revistas ou catálogos, sem sair dos contornos, mais do que 5mm
  • Utiliza o afia
  • Copia desenhos complexos
  • Rasga o papel à volta de desenhos simples
  • Dobra um quadrado de papel duas vezes
  • Apanha no ar uma bola macia ou um saquinho de feijões
  • Salta sózinha à corda
  • Bate a bola com um pau, taco de hoquei ou raquete
  • Apanha um objecto do chão enquanto corre
  • Patina para a frente numa distância de 3,5m
  • Anda de bicicleta
  • Desliza sentado num skate, ou carro de rolamentos
  • Anda ou brinca numa piscina com água pela cintura
  • Guia um carro accionado com o pé
  • Salta e anda à roda sobre um pé
  • Escreve o nome num papel usando as linhas
  • Salta da altura de 40 cms e cai sobre a sola dos pés
  • Fica sobre um pé sem apoio, com os olhos fechados durante 10 segundos
  • Fica suspenso durante 10 segundos, duma barra horizontal aguentando o peso do corpo com os braços


Linguagem


  • Aponta para "alguns", "muitos" e "vários"
  • Diz a morada
  • Diz o número de telefone
  • Aponta para o grupo que tem "mais" "menos" e "poucos"
  • Conta andotas simples
  • Relata experiências diárias
  • Descreve a localização ou movimento usado ( através de, pelo, desde, até, por cima de)
  • Responde a perguntas com "porquê"? dando uma explicação
  • Põe por ordem e conta uma história com 3-5 cartões
  • Define palavras
  • Responde a (diz-me o oposto/contrário de )
  • Responde a perguntas do tipo "o que é que aconteçe se.../ deixares cair um ovo)
  • Emprega "ontem" e "amanhã"  correctamente
  • Pergunta o significado de palavras novas ou que não se usam muito frequentemente.


Socialização


  • Exprime os seus sentimentos
  • Colabora numa actividade com outras crianças 4/5 sem supervisão do adulto
  • Explica a outros as regras de um jogo ou de uma actividade
  • Brinca desempenhando um papel de adulto
  • Participa numa conversa durante as refeições
  • Cumpre as regras de um jogo de raciocinio verbal tal como as adivinhas
  • Consola os amigos quando estes estão tristes ou aflitos
  • Escolhe os amigos
  • Concebe e faz construções, usando ferramentas simples (planos inclinados, alavancas, roldanas, etc...)
  • Fixa metas a si próprio e realiza os objectivos que se propõe
  • Representa partes de uma história, desempenhando um papel ou utilizando fantoches


Autonomia


  • É responsável por uma tarefa doméstica semanal e executa-a quando se lhe pede
  • Escolhe a roupa adequada à temperatura e ocasião
  • Sem ter de ser avisada, detem-se na borda do passeio, olha para os dois lados e atravessa
  • Serve-se sózinha à mesa e passa a travessa
  • Prepara sózinha uma pápa fria ou cereais
  • É responsável por uma tarefa doméstica diária
  • Regula a temperatura da água para tomar banho ou duche
  • Prepara a sua sanduíche
  • Vai sózinha para a escola, até ao parque ou à loja, desde que fiquem perto de casa
  • Corta alimentos moles com a faca
  • Num lugar público encontra os sanitários correspondente ao seu sexo
  • Consegue abrir um pacote de leite 1/4
  • Pega, transporta e poisa na mesa o tabuleiro com os alimentos
  • Dá laços no capuz
  • Põe o cinto de segurança no automóvel

Cognição


  • Conta até 20 objectos e diz quantos são ao todo
  • Idêntifica e nomeia os números até 10
  • Designa a direita e a esquerda de si própria
  • Diz as letras do alfabeto por ordem
  • Escreve o seu nome
  • Nomeia 5 letras do alfabeto
  • Dispõe objectos numa sequência de larguras e de comprimentos
  • Nomeia letras maiúsculas do alfabeto
  • Ordena numa sequência correcta os números de 1 a 10
  • Nomeia posições de pessoas ou objectos ; o 1º, o 2º e o 3º
  • Nomeia letras minúsculas do alfabeto
  • Emparelha letras maiúsculas com letras minúsculas
  • Aponta para números, quando nomeados ( de 1 a 25)
  • Copia um losangolo
  • Completa labirintos simples
  • Enumera, por ordem, os dias da semana
  • Faz somas e subtrações de combinaçõe de números até 3
  • Diz o mês e o dia do seu aniversário
  • Reconheçe até 10 palavras escritas
  • Perante uma actividade comum é capaz de anticipar o que vai aconteçer a seguir
  • Conta de cor de 1 a 100.

1 comentário: