BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sorteio do Livro "Resumo de Uma História Real" de Lourdes Rorato...


"Levei-a em padres, em benzimentos, em tudo o que me ensinavam. Mas tudo era em vão. Cada dia ela estava pior, muito pior... Foi assim até aos 4 anos. Não tinha mais exames para fazer, nem médicos para levar. Eram os melhores médicos, os melhores laboratórios e tudo em vão. Eu me privava até de comprar necessidades para minha casa para poder pagar tudo o que os médicos solicitavam."                                 
        

 

Uma história escrita na primeira pessoa, por Lourdes Rorato, a mãe de uma jovem adulta Portadora de Autismo,  um resumo da história da sua luta pela melhoria da sua filha. Uma história de altos e baixos, como uma verdadeira história real, que nos deixa emocionadas.
 
       

 

 

 

Quer receber este livro em casa?

Deixe o seu comentário no blog,  com uma sugestão de slogan para a luta contra o Autismo, e com o seu email. O sorteio será feito na próxima segunda feira dia 22 de Julho.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

 
 
 
 
 
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 

sábado, 13 de julho de 2013

Esta Semana

Segunda feira
Segundo um estudo conjunto, do Colégio Real de Londres (Reino Unido), do Instituto Karolinska (Suécia) e da Escola de Medicina Mount Sinai, em Nova Iorque (Estados Unidos), os tratamentos de fertilização in vitro (FIV) com injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) podem aumentar o risco de autismo e défices cognitivos em crianças.
O estudo que é o maior de sempre, foi realizado com 2,5 milhões de crianças nascidas na Suécia entre 1982 e 2007, das quais 1,2 por cento (30 mil) nasceram com recurso à fertilização in vitro.
Leia a notícia original aqui.

Terça feira
Há uma nova teoria, para a explicação do surgimento do autismo.Investigadores da Universidade da Califórnia descobriram que 23% das mães de crianças autistas têm auto-anticorpos, contra proteínas que são necessárias para um desenvolvimento neurológico saudável'.
Leia a notícia completa aqui.


Quarta feira
Segundo uma notícia, que saiu no  The Journal of Pediatric Neurosciences, as crianças epilépticas têm maior probabilidade de sofrer problemas ósseos, pelo que é aconselhado o uso de suplementação com vitamina D.
Leia a notícia completa aqui.

Quinta feira
Segundo um estudo da Harvard School of Public Health, nos EUA, grávidas que consumiam elevados níveis de ácido linoleico (um tipo de gordura saudável presente em óleos vegetais, frutos secos e sementes) tinham 34% menos hipóteses de terem um filho com autismo.
Leia  a notícia completa aqui.


Sábado
Este sábado saiu uma reportagem na BBC News, sobre a empregabilidade de Autistas. A Vodafone através de uma empresa mediadora entre Autistas e empresas, a Auticon, aproveita as capacidades dos portadores da perturbação.
Leia a reportagem aqui.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

"Mal- entendidos"


Este livro, do neuropediatra português Nuno Lobo Antunes, é a sugestão que lhe deixo esta semana. Este livro, foi um dos primeiros livros que li sobre autismo. Na realidade não é apenas sobre autismo, este livro fala sim, de várias síndromes onde ser incluiem o Autismo o Asperger, e até problemas relacionados com sono.


Este pequeno manual, mais  pareçe com um  pequeno guia, é de muito fácil leitura e compreenção. Indicado para educadores, professores ou até psicólogos é na minha opinião uma boa aposta para quem esteja numa fase inicial do seu interesse pala área das peturbações.
Leia, que não se vai arrepender...                                                                                                
 

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Doença de Panda aquela que pode ser a prima do Autismo...



 
A Doença de PANDA (Pediatric Autoimmune Neuropsychiatric Disorders Associated to Streptococcal Infections), foi uma doença que se cruzou comigo, um dia destes num grupo de apoio a pais de autistas. Eu nunca tinha ouvido falar, mas fui pesquisar. Qual não é o meu espanto quando percebi, que algumas características da PANDAS são similares ao Autismo.
 
  • Ânsia em urinar (frequentemente)
  • Pupila dilatada
  • Tique
  • Dificuldade De Concentração
  • Dificuldades De Aprendizagem
  • Desatenção
  • Hiperatividade
  • Comportamento Agressivo
  • Dificuldade Em Escrever
  • Pensamentos Intrusivos
  • Ansiedade
  • Medo
  • Comportamento Repetitivo
  • Distúrbios Do Sono
  • Medo Da Separação De Um Ente Querido
  • Incapacidade De Sair De Casa


" Nos últimos cinco anos, alguns autores observaram que alguns pacientes, com outras condições  como anorexia nervosa, défice de atenção e hiperactividade apresentavam algumas similaridades cim PANDAS e sugeriram que outros distúrbios pudessem ser agrupados sob o conceito de PANDAS"...


Esta doença será provocada por uma bactéria, o estreptococo, que poderá ser encontrado em vários sítios nomeadamente no Intestino, pelo que volto a afirmar a necessidade de fazer exames ao intestino, dos nossos meninos...


Fontes:
http://medisato.com/pt/sindrome-pandas-sintomas/
http://www.sochire.cl/bases/r-218-1-1343675529.pdf

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Hipermeabilidade Intestinal no Autismo


Estudos realizados em autistas têm demonstrado uma grande frequência de alterações da permeabilidade intestinal.
A parede do intestino é composta por  um pequeno número de células em camadas espessas, tendo como função de absorver nutriente eficientemente, agindo também, como uma barreira para impedir que outras substâncias do conteúdo intestinal, possam entrar na circulação sanguínea.
Uma alteração na parede do intestino, geralmente provoca aumento da permeabilidade intestinal, causando deficiências nutricionais. Eles podem ser devidos a alergias ou intolerância alimentar, quadros de infecção, sobrecrescimento da Cândida, parasitas, xenobióticos, substâncias tóxicas e drogas de efeito oxidante ou inflamatório. Uma grande variedade de agentes agressores pode aumentar a permeabilidade desta camada.
O tratamento à permeabilidade intestinal deve ser a primeira etapa do Prótocolo DAN ( Defeat Autism Now - Derrote o Autismo Já ), que é a base do Tratamento Biomédico.

Eu tenho algumas reservas quanto à dieta de SGSCSS (por ser imensamente restritiva), que é o passo seguinte do Prótocolo Dan e por isso até agora não me tinha debruçado muito sobre o assunto, mas há pouco tempo, impressionada com o trabalho de uma associação de Porto Rico, que já recuperou várias crianças, resolvi fazer os testes de permeabilidade à Bruna.
Hoje encontrei no grupo do Facebook " Tratamento do Autismo", um teste de pontos do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, partilhado pela especialista em DAN Jaqueline Araujo, que vou reproduzir aqui:

 


 
0- Sintoma Ausente ou Raramente Presente
1- Sintoma Leve / Ocasional
2- Sintoma Moderado Frequente
3- Sintoma Severo/ Muito Frequente

  1. Diarreia e/ou constipação 0-1-2-3
  2. Dor ou distenção abdominal 0-1-2-3
  3. Muco ou sangue nas fezes 0-1-2-3
  4. Dor ou inchaço nas articulações, ou artrite 0-1-2-3
  5. Fadiga frequente ou crônica 0-1-2-3
  6. Alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares 0-1-2-3
  7. Congestão nasal ou dos seios nasais 0-1-2-3
  8. Asma ou alergia nas vias aéreas 0-1-2-3
  9. Eczema ou urticária 0-1-2-3
  10. Confusão, má memória ou alterações de humor 0-1-2-3
  11. Inflamações Frequentes ou Crónicas 0-1-2-3
  12. Uso de Anti-inflamatório 0-1-2-3
  13. História de uso de antibióticos 0-1-2-3
  14. Consumo de alcóol frequente ou o seu uso lhe faz mal 0-1-2-3
  15. Recolite ulcerativa, Doença de Crohn ou Doença Celíaca 0-1-2-3


1-5 Pontos - Tratamento da Hipermeabilidade Intestinal provávelmente com baixa prioridade.
6-10 Pontos- Provávelmente trata-se de um paciente com leve hipermeabilidade intestinal.
7-19 Pontos- Tratamento da Hipermeabilidade Intestinal, deve ter prioridade moderada neste paciente.
>20- Tratamento da Hipermeabilidade Intestinal deve ter alta prioridade neste paciente.

Para quem estiver interessado no Tratamento Biomédico, dia 12 de Julho pode ter uma consulta on-line com a especialista brasileira, Jaqueline Araujo, obtenha mais informação aqui.
Em Portugal a especialista neste Prótocolo que tenho conhecimento é a Dra. Daniela Seabra, pode entrar em contacto com ela através do seguinte grupo Dieta Sem Caseina, Sem Glúten e sem Lactose- Portugal.

O meu resultado foi -Tratamento da Hipermeabilidade Intestinal, deve ter prioridade moderada neste paciente. E o seu resultado? Qual foi???


 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

" Any Day Now"

" A Qualquer Momento" é a sugestão desta semana. Desta feita é um filme, sobre Síndrome de Down, que assisti esta semana, este filme é relativamente novo, estreou o ano passado e recebeu o Prémio do público quando foi apresentado no Tribeca Film Festival. É um filme baseado numa história verídica, pelo que para mim ganha valor.


É antes de mais uma história de amor, entre dois homosexuais na década de 70 e de uma criança com síndrome de Down. E também uma história de dificuldades e falta de justiça.
Não perca,veja o filme neste blog.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

" O Poder Curativo da Gargalhada"

"Nos meus 15 anos de experiência de trabalho com pais de crianças autistas, investiguei o que faz a diferença entre os pais que parecem gerenciar e até mesmo prosperar, enquanto enfrentam os desafios de ter um filho com autismo, contra aqueles que lutam diariamente para ficar à superfície.

Uma das qualidades que eu vi que tem levado a maior facilidade e sucesso na jornada com os filhos (e na vida em geral) é ter um senso de humor.

Sim, essa simples a capacidade de parar e rir (mais riso é um grande apaziguador do esforço!)

Encorajo-vos a convidar o riso a entrar na sua vida mais, especialmente em algumas de suas situações mais desesperantes."

                                                                                            


                                                                   Tali Berman, em Healing Power of Laughter,
                                                                                        Meir Autism




Bom, posto isto pouca coisa há mais para dizer. Acredito piamente neste conselho, até porque na minha experiência com o Autismo da minha filha, tenho um antes e depois. Antes de aceitar e depois de aceitar. E digo-vos que enquanto não aceitei a situação o mundo me parecia muito mais negro do que na realidade ele é. E gargalhadas? Gargalhadas era coisa que não aconteciam comigo com frequência, e além disso até me metia uma certa confusão alguns pais de crianças com algum tipo de deficiência, conseguirem ser bem humoradas. Felizmente já consigo "gargalhar", e tudo me pareçe melhor.
Se quer um conselho extra, aceite o seu filho tal como é, se ainda não o fez. E ria muito, com ele de preferência.
 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

domingo, 30 de junho de 2013

Esta Semana

Segunda feira
O facto de o autismo não ser suficientemente diagnosticado em alguns paises, é uma preocupação dos investigadores, que pediram novos métodos para o diagnóstico precoçe.
Pode ler o artigo aqui.

Quarta feira
Um pequeno estudo, feito com 40 crianças, 20 dentro do Espectro do Autismo, revela que estas crianças poderão ter mais movimento na rede de ligações entre as várias do cérebro.
Pode ler a notícia aqui.



Quinta feira
Meavoz, é o nome de um novo software que pode ser utilizado em Smartphones e Tablets, para apoiar crianças autistas não verbais, na comunicação e socialização.
O projecto é de um pesquisador da Universidade de Volta Redonda, no Brasil.
Pode ler a notícia aqui.

sábado, 29 de junho de 2013

" Simples como Amar"

"Simples como amar" ou também conhecido  pelo nome de "The other sister" é a sugestão para este fim de semana. É uma comédia dramática de 1999 e é uma história bastante real ( sem contudo ser verídica), muito engraçada.



Carla Tate é uma pessoa "diferente", depois de ter estado internada em escolas especiais, durante muitos anos, volta a morar com a sua mae muito controladora.  Carla, vai demostrar as dificuldades, que uma pessoa com necessidades especiais tem, ao tentar-se libertar do controle da sua mãe.  Este filme transporta-nos pelo mundo dos sonhos e das conquistas. Veja o filme no vídeo ao lado.
 
 
 
 
 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como Melhorar a Comunicação com Crianças Autistas

Ontem estive a ouvir a gravação de uma apresentação sobre a comunicação com crianças autistas, feita pela Tali Berman´s da Meir Autism, uma associação Israelita. E são os aspectos fundamentais da apresentação que vou partilhar aqui...


Esta especialista, que trabalha com crianças autistas há já algum tempo, diz que todas as crianças têm formas de se comunicar, seja oralmente, com gestos, olhares, etc... existem vários níveis de comunicação. Então, se queremos melhorar a comunicação com a criança teremos de amplificar a comunicação.

Amplificar a Comunicação
   Temos alguns factores a ter em conta:

  • Atitude
Se não acreditar que o seu filho é capaz de comunicar, vai perder todas as tentativas que ele fizer, de o fazer. Tem que ter uma mente aberta e acreditar, que o seu filho comunica.

  • Atenção
Tenha atenção à criança. Observe, oiça, sinta a comunicação. Tire tempo só para a  criança, é impossivel ter atenção ao seu filho se estiver a fazer outras tarefas, como lavar a loiça ou limpar a casa. Feche-se com o seu filho, num quarto, nem que sejam apenas 20 minutos por dia, num trabalho de 1 para 1,isso vai trazer um impacto positivo, na comunicação da criança. E a criança comunica, pode ser apenas com olhares, ou a tapar as orelhas quando ouve muito barulho, mas ela comunica.

  • Sentir o entusiasmo e responder
É frequente as pessoas festejarem com grande euforia, cada palavra, ou cada frase, porque foram ensinadas a fazê-lo por alguns métodos ( tais como o Son Rise). Tali Berman´s, defende que não o devemos fazer, mas sim, dar uma resposta adequada a cada situação. Tali Berman´s nesta apresentação citou a especialista e autora do livro " Kids The Unlimited" e eu passo também a citar: " É importante não bater palmas, ou demonstrar demasiadas expressões, em voz alta, de  excitamento, quando o seu filho tiver feito alguma coisa pela primeira vez, tal como, dar o primeiro passo, ou dizer a primeira palavra. Em vez disso, aconselho aos pais, ficarem em silêncio e sentirem o seu próprio entusiasmo, sentirem as suas próprias emoções. Porquê, isso?
Porque nós queremos que a nossa criança mude e que as mudanças sejam sentidas pela própria criança. Os aplausos e as recompensas externas, vão distrair a criança e promover a desatenção.".
A especialista encoraja os pais a evitar a efusão e desfrutar do sentimento que desperta em si cada tentativa de comunicação do seu filho, depois responda ao seu filho de forma que ele sinta a força da comunicação.
Se ele disser "bo", pode dizer-lhe bolhas e ir fazer bolinhas de sabão, se ele disser água, dê-lhe água a beber. Se ele lhe mostrar um cartão ( dos Pecs, por ex...), agradeça-lhe mostre-lhe que o cartão é importante para si, diga-lhe que sem o cartão não saberia o que ele queria...
Tem que mostrar o poder da comunicação ao seu filho, dê-lhe tempo e espaço deixe-o responder. Não seja daquelas pessoas que fala sem parar, sem dar tempo ao seu filho para responder.



Ter Objectivos

Deve partir da pergunta, Que capacidades tem o meu filho, par atingir determinado objectivo?
A resposta a esta pergunta deve passar por, vários e pequenos objectivos.
Pode ser uma palavra, ou uma frase, etc...
Para isto a criança terá de ter capacidade oral, capacidade de atenção, capacidade de observação, para observar e saber como se fazem determinados sons, ele tem que imitar.
Ensine-o a imitar, até podem fazer exercicios de imitação motores, para ele o aprender a fazer.
Se a criança não souber imitar, não vai conseguir aprender a comunicar.
Com pequenas aquisições, vai conseguir melhorar a comunicação e consequentemente a compreensão e a frequência das crises vai ser menor.
Se, se sente que chegou a um beco e que por mais que tente ensinar o seu filho e ele não aprende, provávelmente o que tem que fazer é criar pequenos objectivos específicos. Assim, deia pequenos passos, para o progresso da criança.
Por ex. se a criança já souber avisar quando tem fome, com uma palavra, ou quando quer detrminado brinquedo, tente sensinar-lhe a criar frases. Para a criança criar frases deve-lhe ensinar a reponder a perguntas. Começamos com perguntas de, o quê, quando ele já dizer perguntas com o quê, deve-lhe ensinar perguntas com, quem, quando, onde, etc...
E deve-lhe depois ensinar a fazer comentários, por ex. quando estiver a comer um bolo, deve ir dizendo " Umh que bolo tão bom"...
Quando a criança conseguir alguma comunicação, vai ganhar confiança. Quando a criança ganhar confiança vai ter mais sucesso. Quando tiver sucesso vai ter mais confiança que leva a mais sucesso.
Mas como é que se fazem perguntas?


Ampla Exposição à Comunicação

Deixe que o seu filho esteja exposto aos objectivos da comunicação.
Faça perguntas, apenas quando a criança esteja motivada.
Ex. Se estiver a fazer bolinhas de sabão, vá repetindo a palavra bolha.
E para os comentários, vá fazendo comentários de forma a que o seu filho, os oiça e aprenda a fazê-los também.


Para finalizar a especialista deixou um conselho: Evitar falar demais, tem que contrabalancear com silêncio, os comentários, as perguntas, etc...
É nessas pausas que vai ocorrer a comunicação do seu filho.



Eu gostei dos conselhos e penso que me vão ser úteis, espero que goste também...
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pecs das Frutas e Formas

Conforme começei, na semana passada, a colocar aqui no blog os Pecs, hoje vou continuar.
Na semana passada, coloquei alguns animais, hoje é a vez das formas e de algumas frutas.
Aqui vão as imagens...









Agora as formas


 
 
 


 

domingo, 23 de junho de 2013

Esta Semana

Segunda feira
Nos Estados Unidos, uma mãe assassinou o filho em conjunto com a madrinha do rapaz. O rapaz era autista e esteve internado até à pouco tempo. O crime terá sido premeditado, pelas  duas que depois de o terem esfaqueado tentáram pôr fim à própria vida.
Pode ler a notícia completa aqui.


O Dia do Orgulho Autista, assinalou-se mais uma vez esta segunda feira,  dia 18 de Junho. A data é celebrada em vários paises e pretende reafirmar o orgulho que os pais, de pessoas afectadas pelo espectro, têm nos seus filhos e nas suas aquisições e melhorias. Pode espreitar a página do Facebook do Movimento Orgulho Autista Brasil aqui. Em Portugal, o dia não teve destaque de maior.

Terça feira
Novo estudo feito nos Estados Unidos indica que a exposição à poluição feita por grávidas, eleva para  duas vezes mais, o risco do bebé vir a ter autismo. O mesmo estudo refere que, dependendo do tipo de poluente 20% a 60% das grávidas, vivem em ambientes afectados. Toda a notícia aqui.


Investigadores da Universidade de São Paulo  infectáram ratas grávidas, com uma bactéria, criando um quadro semelhante ao autismo.Desta forma podem ser facilitadas várias pesquisas.
Pode ler a notícia aqui.


Quinta feira
Novo estudo liderado por Armin Alaedini, professor assistente na Universidade Médica de Columbia, relaciona a sensibilidade ao Gluten, em conjunto com problemas gastrointestinais a Autismo. Segundo este médico, será necessária mais pesquisa, para que ao se conheçer melhor estes problemas se possa encontrar novas formas de combater o autismo que pareçe, então,  estar ligado a estes problemas em algumas pessoas.
 Pode ler a notícia completa aqui

Sexta feira
Nova  pesquisa desenvolvida por um brasileiro, Ami Klin,director do Marcus Autism Center, o maior centro de pesquisa e tratamento de Autismo nos Estados Unidos, e sua equipa, encontraram uma nova forma de rastrear autismo em bébés.  Por meio de uma técnica chamada eye-tracking, o rastreamento do movimento dos olhos, serão observados, sinais  que revelam se a atenção da criança está mais focada em coisas ou em pessoas. O movimento dos olhoos, é um indicativo da presença do distúrbio.
Pode ler a notícia aqui

sexta-feira, 21 de junho de 2013

" Ritmo Biológico da Criança"

 A sugestão desta sexta feira, é uma leitura para o fim de semana. Um livrinho de fácil leitura, como o próprio nome indica, sobre o ritmo da criança, do recém nascido ao adolescente.

 Neste livro pode encontrar informações sobre, os ciclos de sono, as horas mais favoráveis para fazer determinadas actividades, a duração de aulas para um melhor aproveitamento, as variações da memória, os bons e os maus dias da semana e como deveriam ser distribuidas as férias. Li este livro e foi motivo para um post, que escrevi aqui no blog. Espero que goste... Bom fim de semana.
 
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O João

O post de hoje, vem em forma de agradeçimento ao João.
Querem saber quem é o João? Pois eu também não o conheçia, mas do alto da sua infância, fez-me lembrar o quanto é importante uma criança autista, ter um irmão, uma irmã, um primo, ou uma prima, um vizinho, um amigo com quem brincar...
Esta tarde fui mais uma vez à piscina de água quente, com a Bruna. Ela foi ter hidroterapia e o terapeuta, que me tinha pedido para entrar na água com os dois, deixou-nos permanecer na piscina depois da aula ter acabado, porque a seguir era hora de natação livre.
Quando acabou a aula, ficamos as duas a brincar. Daí a um bocado apareçeu um menino, com uma carinha muito mimosa de criança reguila e veio logo mergulhar para perto de nós. Não estava mais ninguém na piscina, e eu disse à Bruna que estava a olhar para ele, - Olha o menino. E ele continuava a mergulhar e a brincar, ela começou a rir para ele e ele começou a rir para ela e aos poucos foi-se aproximando. Eu disse à Bruna, - Diz olá ao menino. Mas ela continuava a rir e a não dizer olá, que é o "normal". O miudo começou a ir ao fundo e suster a respiração e como ela faz isso muito bem, eu larguei-a e ficáram os dois a ir a baixo e a vir a cima. E sorriam, um para o outro. Ele disse-lhe : - Estás-me a imitar? E ela, claro, não respondeu, continuou a olhar e a sorrir. Nessa altura ele perguntou-me:

- O que é que ela tem?
- Ela é autista. Sabes o que é?
-Não
-Ela não sabe falar muito bem e não sabe brincar muito bem.
 Ele acenou com a cabeça, como se já tivesse percebido isso e disse.
- Sim... Ela anda numa escola especial?
- Sim.
- Eu tenho um amigo também..
- Tens um amigo, que anda numa escola especial?
- Sim, e tenho uma tia surda-muda, para falar com ela tem que ser com gestos.
- E tu sabes falar com ela?
- Sei
- Qie idade é que tu tens?
-Tenho 11

Nessa altura deu a mão à Bruna e disse-lhe, - anda. E foram os dois a andar por ali fora...
Ele foi buscar um colchão, meteu-a com a barriga em cima do colchão e dizia-lhe; - Bate o pés. Vês, assim... e mostrava como fazer... Ela não fez e ele acabou por desistir, mas ainda andou um bocado com ela em cima do colchão...
Depois foi buscar uma bola e mandou-lha e eu estáva a tentar que ela lha mandasse também, mas ela não mandou. Ele perguntou-me:

-Ela não sabe mandar?
- Sabe mas não manda para muito longe.
Ela mandou para, muito muito perto e ele disse : - Ela só manda isso?
Desistiu também.

Foi buscar outro colchão, já eram dois e eu fui agarrar a Bruna cheguei-me ao pé dele e disse-lhe:

- Vá tu és o capitão e a Bruna é o marinheiro, mas a Bruna depressa passou a ser o tubarão.
Bem em seguida o que aconteçeu foi que andei a agarrar a Bruna a andar atrás do João pela piscina a fora a dizer que vinha´lá o tubarão e que o ia apanhar.
A Bruna delirou. E o miudo também gostou.
Quanto a mim, pois eu devia pareçer uma tola, porque me esqueçi das pessoas que estavam no café a ver lá de cima. Mas querem saber? Não estou minimamente preocupada com essas opiniões. Se brincar é ser tola, vou ser sempre muito tola, muito mesmo, porque para ver a minha filha a sorrir com os olhos a brilharem e com um ar feliz, serei a maior tola.

Quanto ao miudo, um grande obrigada, um obrigada também aos pais dele que o educaram de forma a ser amigo, mesmo de pessoas que são "diferentes". Diferente, mas tão criança, quanto ele próprio. Foi só uma hora, mas foi uma hora muito feliz!
Marcamos encontro para sexta feira. Sexta feira lá estaremos...

segunda-feira, 17 de junho de 2013

PECS de Animais

Para mim foi uma grande dor de cabeça, encontrar os Pecs. E acabei mesmo por não encontrar, então, tenho usado com a Bruna imagens que retiro do Google.
Mas hoje a amiga Ângela Pimenta, enviou-me os Pecs, e eu acho que são muito bons.
O menino da Ângela está dentro do espectro do autismo e a determinada altura tinha deixado de falar, com a ajuda destes PECS, muito trabalho e Terapia da Fala ele voltou a falar.
Achei boa ideia partilhar aqui no Blog as imagens, para que quem as quiser, possa retirar e dar-lhe bom uso.
Não se esqueça que o PECS, é o melhor sistema de comunicação aumentativo.
Para a semana há mais, fique atento...



















sábado, 15 de junho de 2013

Esta Semana


  • "As empresas farmacêuticas muitas vezes não estão tão interessadas em curar as pessoas como em sacar-lhes dinheiro e, por isso, a investigação, de repente, é desviada para a descoberta de medicamentos que não curam totalmente, mas que tornam crónica a doença e fazem sentir uma melhoria que desaparece quando se deixa de tomar a medicação" a afirmação é de Richard J. Roberts, Prémio Nóbel da Medicina, em entrevista ao "La Vanguardia"
Pode ler a entrevista aqui


  • Uma nova pesquisa veio confirmar que disfunções na produção e no transporte da proteína Arc podem ter uma papel-chave no autismo.
Pode ler a notícia completa aqui.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

"Meu filho meu mundo"

A sugestão para este fim de semana é assistir ao filme "Meu filho meu mundo", estou a sugerir porque já li várias criticas positivas ao filme e porque estou curiosa, mas também porque demonstra algumas técnicas do Son Rise e eu quero aprender, mais alguma coisa. Portanto ainda não vi, mas é o que vou fazer logo à noite.
É baseado na história verídica de Raun e da luta da sua família para o reabilitar.  Os pais de Raun são os "inventores" do método Son Rise.



"Diagnosticado como autista quando tinha apenas 1 ano de vida, nos anos 70.
Seus pais se recusaram a aceitar o rótulo do autismo e decidiram agir com os recursos que tinham.

Foram apredendo a forma como Raun se constituía como sujeito e aos poucos conseguiram penetrar no mundo que era só dele, trazendo-o dessa forma para o mundo dos pais.
A história é comovente, passa por momentos de dor, frustração, desesperança, esperança renovada, persistência, amor, enfim, relata toda a trajetória feita por eles."
  
Não se esqueça de assistir

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Amprender a Ler, Brincando...

Não é novidade aqui que ando a ensinar à Bruna as letras, para como o tempo lhe ensinar a ler. Já encontrei o Método das 28 palavras online o que é óptimo, visto que a professora me disse que me enviava, mas até agora nada. Estar à espera dos outros para alguma coisa, é o mesmo que ficar sentado à espera...
Bom a verdade é que andei a pesquisar vários sites e blogs pequenas ajudas, mas o que me surpreendeu foi ter encontrado, num fundo de uma gaveta, um " Guia para os pais" da Salvat, que nem sequer é um manual, são só meia dúzia de folhinhas num género de panfleto publicitário a uma colecção de livros.
Neste guia são dados várias dicas, de como ensinar as letras, à pequenada.
Assim para familiarizar a criança com as letras, deve:

  • Inventar histórias onde uma protagonista tenha um nome, começado com a letra que lhe quer ensinar.
  • Nessa história, o herói deve encontrar personagens, animais, vegetais e objectos com a mesma letra que o nome do herói.
  • Os actos e sentimentos das personagens devem ser introduzidos por verbos, adjectivos e advérbios que começem com a dita letra

É lógico que é dificil ensinar crianças com necessidades educativas especiais, mas é também muito estimulante.
Se o seu filho for uma criança verbal, tem a vida facilitada, porque consegue perceber se ele realmente está a perceber a história, ou não.
No caso das crianças não verbais, aqui incluo a minha filha porque apesar de ela dizer algumas coisas, são poucas, é mais dificil, pelo que o ensino requer outras técnicas.
É claro que um factor chave é a colaboração da criança, mas se ela não colaborar não vamos desistir.

  • Procure um livro que tenha muitas repetições. Frequentes repetições perm
    item à criança, estar em constante contacto com a nova palavra.
  • Aponte para a palavra e para a imagem alternadamente.
  • Demore-se na primeira letra ( a que estiver a trabalhar), enquanto aponta para a mesma. Tenha preferência por livros em que a primeira letra das frases esteja a negrito.
Se a criança colaborar:

  • Peça-lhe que aponte para as palavras, que começam com determinada letra.
  • Peça-lhe para procurar determinada letra dentro das palavras.
  • Peça-he para fazer uma mini história com as palavras que já aprendeu.
  • Junte uma consoante à primeira letra (vogal) e procure no texto.
  • Quando a criança já souber algumas palavras, peça-lhe para procurar a mesma na história.
Bons jogos:


  • Procurar numa pilha de fichas, todas as que começem com determinada letra. Fichas como as que pode ver na seguinte página.
  • A partir de um montinho de fichas com várias letras, fazer montinhos separando as várias letras.

Nunca esqueçer:


  • Seja espontaneo, não queira que o seu filho brinque se não estiver inclinado para brincar, também.
  • Se a criança não estiver suficientemente motivada, não insista. Espere pela altura mais indicada.
  • Ajude-a sempre que ela tiver dificuldades.
  • Felecite a criança efusivamente, quando ela acerta.
  • Para uma criança é mais concreto e interessante aprender as palavras e não as letras.
  • Os melhores professores são os pais, já que, a nossa alegria e satisfação em relação ao seu progresso funciona como um estímulo.
 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Como Ensinar Autistas Visuais...


Ando a preparar um quadro para a Bruna, com os dias da semana, para que se possa apontar os dias em que ela vai à piscina. A intenção é que ela saiba sempre, quais os dias em que vai. A favor da verdade, devo confessar, que já não a posso ouvir todos os dias a dizer  " quê ir à piscina nadar".
 

Crianças autistas, aprendem muito mais fácilmente, se forem ajudadas com imagens, elas percebem as imagens muito mais fácilmente do que linguagem falada.
Quadros de imagens são grandes aliados para ensinar várias coisas, tanto autonomia, como actividades de cognição.
No dia a dia, ajuda, se a criança tiver um quadro a explicar passo por passo a ctividade a realizar, por exemplo a lavar os dentes, ou a pôr os sapatos no sítio. É bom, que no final das tarefas a criança possa ter uma recompensa. O reforço positivo é uma mais valia para as aprendizagens.
Como precisam de receber informação visual, a nível de cognição é bom trabalhar com estas crianças a ligar imagens, em seguida será bom ligar imagens a objectos reais. Numa fase posterior a criança deverá ligar palavras escritas a imagens e categorizar.
Com o passar do tempo o objectivo é aumentar o tempo em que a criança fica sentada a cooperar.
O uso de imagens para ensinar crianças autistas é extremamente importante, aparelhos de comunicação como os Ipods, Ipads e outros, são muitas vezes utilizados para as
 
crianças fazerem pequenas aprendizagens. Através dos vários programas, recorrem à imagem, para poder comunicar carregando nas próprias imagens.
No youtube, pode assistir a vários videos procurando por Método teach, que é um método que recorre essencialmente à imagem.
Num mundo caótico como o nosso, em que as crianças autistas não entendem, tantas informações que recebem ao mesmo tempo, com tanto ruido, estrutura e rotina através da imagem, ajuda de forma inigualável a estabilizar o comportamento e nas novas aprendizagens...