BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

" Paraiso Oceânico"

E sugestão de hoje, está na minha lista de Filmes a Assistir... "Ocean Heaven" ou " Paraiso Oceânico" li boas criticas sobre ele e por o que dizem, é de levar as lágrimas aos olhos...  Tenho a certeza que vou gostar de ver, porque a história espelha uma das minhas maiores preocupações... O que vai aconteçer com a minha filha, quando eu partir? Penso, que é de resto uma das grandes preocupações de pais especiais...





"A história do amor incansável de um pai pelo seu filho autista. Uma pessoa em cada mil nasce com autismo. Como consequência, a China tem 1 milhão de pacientes autistas. Dafu é um deles: parece distraído, repete o que as pessoas lhe dizem, nada com maestria, mantém tudo em casa em lugares determinados e talvez não esteja totalmente ciente da morte de sua mãe, ocorrida há alguns anos. Trabalhando em um aquário, Sam Wong mostra extremo cuidado e carinho com seu filho de 22 anos. Com a generosa ajuda de seus vizinhos, os dois vivem prosperamente. Porém, Wong compreende muito bem que um dia deixará o mundo e seu filho ficará sozinho. O que ele ainda não descobriu é que esse dia pode estar mais perto do que imagina."


Hoje não deixo link para o filme, mas, se for ao Google e procurar pelo nome vai encontrar como ver concerteza... 

Bom filme e Bom Fim de Semana...





quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tolerância Zero...

Bom hoje apeteçe-me escrever sobre a tolerãncia zero, ( aqui há uns anos foi o nome de uma cãmpanha rodoviária, mas não é esse o caso)... ou intolerância..


Significado de Intolerância


s.f. Característica do que é intolerante ou repugnância.
Ausência de tolerância ou falta de compreensão.
Comportamento - atitude odiosa e agressiva - de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões.
Intransigência a diferentes opiniões.

Bom. na realidade uma mãe de uma criança autista, não era suposto ser intolerante, mas devo confessar que sou um bocadinho. Com situações estupidas que se colocam no nosso caminho, por pessoas muitas vezes mal informadas, para não lhes chamar estupidas...
Ou seja, sou intolerante com os intolerantes. Será que isto existe? Pereceberam, pelo menos?
 
Deixo aqui duas situações intoleráveis:
 
No Atl da minha filha diziam-me que estava a correr tudo bem, todos os dias eu perguntava e a resposta era sempre a mesma. Até que um belo dia me chamaram a uma reunião e me perguntaram se a minha intenção era que a Bruna continuasse lá, visto que as coisas não estavam a correr bem... O quê??? Fiquei eu a pensar, esta gente está a gozar comigo, então todos os dias me dizem que está tudo ok e agora de repente dizem que afinal não?! Bom começarmos a conversar e eu perguntei, mas afinal quantos meninos vão estar na mesma sala?
- 20!
- Isso é muito para uma sala com uma criança autista! - Disse eu
- Não, não é! Disseram elas...
- Desculpe mas é...
Continuáram a teimar...
 Ok, já me estava a passar, virei costas e pus-me a andar... deixei-as a falar sózinhas...
 
Não é que me orgulhe, mas realmente, não me agrada nada certas coisas.
 
Outra situação:
Li num grupo brasileiro a mãe de um menino queixar-se que á hora das refeições deixávam o menino sózinho na sala a ver a Galinha Pintadinha e iam dar comer aos outros meninos.
Mas isto admite-se??? Estamos a lidar com uma criança, ou com um animal??
Realmente vão-me desculpar, mas às vezes apeteçe-me ser mais estupida ainda e dar uns tabefes para aí...
 

Já com outro tipo de situações, estou muito mais tolerante... Isto aconteçe convosco? Ou é só comigo???
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prebióticos e Probióticos ou Simbióticos

Ainda na senda do post anterior, a sugestão que dei na sexta feira, volto hoje a falar na saúde do intestino e nas hipóteses que se colocam sobre a possibilidade de problemas gastro-intestinais estarem relacionados com o Autismo e até com muitas outros problemas de saúde, incluindo relacionados com o peso...
O intestino com uma flora desiquilibrada, com poucas bactérias protectoras, fica vulnerável a fungos e bactérias ruins que produzem toxinas desencadeadoras de inflamações nas células. Só os fungos despejam cerca de 80 toxinas diferentes, por dia, no organismo. E isto aconteçe porque na maioria dos casos de um inestino com problemas, existe aquilo a que se chama Permeabilidade Intestinal, que é na realidade o facto da parede do instestino estar tão danificada e fina que deixa passar para a corrente sanguinea tudo o que não deveria deixar passar, nomeadamente as ditas toxinas.

Tenho andado a ler várias coisas sobre este assunto e li sobre o uso de Prebióticos e Probióticos ou simbióticos.
Sabe o que são? Passo a citar do site www.anutricionista.com

Prebióticos
"Os prebióticos são fibras não digerríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bacterias probióticas.
Alem de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorvição de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a aborvição de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.
As fibras prebióticas mais comuns são:
- a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;
- a pectina, encontrada em frutas cítricas, maças, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;
- e os chamados Frutooligossácarideos (FOS). Estes só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados."


Probióticos
"Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bacterias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bacterias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bacterias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções.
Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos."


Simbióticos
"O termo simbiótico é dado a produtos que associam os prebóticos com os probióticos afim de intensificar os efeitos dos dois componentes.
Lembre-se
Os pre e probióticos também podem ser utilizados em casos de diarréia e em tratamentos com antibióticos para manter o intestino do individuo saudavel.
O uso dessas substâncias devem sempre estar associadas a uma alimentação saudável. Para a saúde do intestino devemos consumir uma dieta rica em fibras, portanto sempre como muitas frutas, verduras, grãos integrais, aveias, etc."

Bom se o seu uso não fizer bem, mal também não faz, não é? Estou a ponderar dar à Bruna para tomar e estou a pensar em tomar também...
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"O Cérebro Desconhecido" Hélion Póvoa

  A sugestão de hoje é o livro " O Cérebro Desconhecido" Do Dr. Hélion Póvoa.
Eu ainda não li, mas foi-me sugerido, por uma mãe especial, que me disse que é muito bom e esclarecedor, pelo que fiquei bastante curiosa. Como toda a gente sabe há teorias quue relacionam Autismo com problemas intestinais, e era sobre isso que conversava com a mãe Carla Dessibourg, quando ela me falou deste livro. Obrigada Carla, pela dica...



Eis, o que encontrei sobre o livro na internet, " Teorias científicas acreditam que o homem, durante o seu longo processo de evolução, desenvolveu dois cérebros - um na cabeça (que lhe permitia encontrar meios de sobrevivência e garantir a reprodução da espécie) e o intestino, que ficaria responsável pelos processos vitais de digerir e absorver alimentos. Neste livro, o Dr. Hélion Póvoa ensina, como o sistema gástrico afeta nossas emoções, regula nossa imunidade e funciona como um órgão inteligente."

E mais isto :

" Se você está procurando uma fonte de felicidade e de saúde, experimente cuidar mais atentamente de seu sistema gastrintestinal. Pois é, o intestino - no qual prestamos a máxima atenção somente quando cuidamos de bebês - produz nada menos que 90 % da substância responsável pela nossa sensação de bem- estar, a serotonina. E como não há felicidade sem saúde, o intestino concentra, também, 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, um verdadeiro coringa no combate aos sintomas do envelhecimento.
Neste livro, Dr. Helion Póvoa revela as incríveis potencialidades terapêuticas desse órgão, cuja importância vem sendo resgatada pelos médicos, nas últimas décadas.
Desde o século 19, o intestino é reconhecido como órgão autônomo, capaz de executar funções independentemente de estar conectado ao sistema nervoso central. É o intestino que seleciona, entre o que comemos, o que é ou não útil. Alguns fatores, porém, como uso de antibióticos, podem tornar a mucosa intestinal mais permeável, absorvendo elementos prejudiciais à saúde, como os radicais livres. O sistema gastrintestinal é o local onde mais se produz radicais livres - até porque tudo o que comemos vai parar neste órgão. Alergias, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares também estão associados a perturbações na dinâmica das enzimas, hormônios e neurotransmissores que atuam no sistema gastrintestinal. Se algo vai mal com o intestino - como uma prisão de ventre -, as chances de efeitos colaterais são grandes."


Está curiosa??? Eu estou !!!

 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Peregrinação a Santiago de Compostela...



 


Um pedido especial, é o que vai a minha irmâ, fazer a Santiago de Compostela.
Parte no sábado de comboio, para o Porto e depois para Valença. Vai fazer a pé os 116 kms d´o Caminho.
Fazer " O Caminho" é de resto por si só, um dos objectivos dos peregrinos, dizem que é uma viagem espiritual.
Eu adoraria fazer esta viagem, mas acompanhada, a minha irmâ quer ir sózinha.


Foi buscar a credencial a Lisboa à Associação Espaço Jacobeus. Para quem não sabe, a credencial permite o acesso aos albergues oficiais do caminho e comprova à chegada a Santiago que a pessoa percorreu o caminho a pé.
Durante o percurso devem ser recolhidos carimbos dos albergues onde se pernoita e de outros locais também...

Leva uma concha de vieira, que é um sómbolo dos peregrinos, leva também força de vontade.


Quando chegar à Catedral, 4 dias depois da partida, um dos rituais que vai fazer é colocar a mão aos pés de David, ( uma das figuras que faz parte da árvore genealógica de Cristo) e pedir um desejo.
A Carla vai pedir pela Bruna e a ela fico muito grata.
Ao que pareçe há um local para pôr a mão direita, fazer uma oração, para fazer então o pedido.

Ela quer ir ainda assistir à Missa do Peregrino e esperar pelo " Botafumeiro" que é o incensário.
Segundo o que li, pesa 80 kgs e mede 1.60 mt de altura. Para o fazer baloiçar ao longo da igreja, é necessária a força de vários homens.


Bom a mim resta-me pedir para que tudo lhe corra bem nesta viagem-aventura, agradeçer e desejar
- Boa viagem tia-madrinha...










 

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

" Vamos Pintar um Mundo para Todos"


" Vamos Pintar um Mundo para Todos" é o nome de uma inicíativa muito especial, que vai decorrer em Setubal no próximo dia 21.
Com a participação de muitos ilustres da nossa praça, de vários quadrantes da sociedade, o evento é na realidade um grito pela inclusão de crianças, jovens e adultos autistas.
A APPDA Setubal, com a colaboração da Câmara Municipal de Setubal e muitas outras instituições da sociedade civil levam a cabo esta inicíativa, porque consideram que:


  • Em Portugal, ainda existem muitas barreiras à inclusão
  • O preconceito e o estigma ainda não foram eliminados na sua totalidade
  • Os estudos ciêntificos em Portugal, apontam para uma desigualdade de oportunidades em relação às pessoas com deficiência em geral e autismo em particular
  • Porque esta desigualdade traduz-se em custos acrescidos ( financeiros e sociais) para as pessoas com autismo e suas famílias
  • Porque... é só uma questão de direitos humanos


Ao longo do dia vai haver muita animação na rua, nomeadamente, música ( os Anjos vão actuar, muito bom ), teatro, dança, apresentações desportivas, etc...
Vão ser pintadas telas a várias mãos... mãos adultas e mãos de crianças... crianças com autismo e sem autismo, mostrando desta forma que um quadro, como o mundo, pode e deve ser pintado por pessoas com mais ou menos funcionalidade ou incapacidade.

Se quer deixar a sua marca, pode assinar a tela por trás e mostrar o seu empenho em que a sociedade seja plena de igualdade para todos.

Levante-se por esta causa!
Vai perder esta oportunidade de mostrar o seu apoio na inclusão e ganhar novos amigos?


Ficou curioso de saber quais as personalidades que vão estar presentes?
Passe na página do Vamos Pintar Um Mundo Para Todos, algumas das presenças confirmadas, já lá estão..



Não esqueça, dia 21 entre as 10h e as 18h na Av. Luisa Todi em Setubal...




 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

" Ciência da Treta"

Finalista do Prémio Para o Melhor Livro de Ciência de 2008 da Royal Society, "Ciência da Treta" mereçe, quanto a mim cinco estrelas.
Este livro escrito por Ben Goldacre, médico formado na Universidade de Oxford, e cronista do "The Guardian" escreve uma coluna intitulada " Bad Science".
Especializado na área da psiquiatria é ainda investigador do Instituto de Psiquíatria do King´s College, credenciais que lhe chegam para detectar aquilo a que chama de "Pseudo-ciência".
É o livro que ando a ler, é a sugestão desta semana e foi-me sugerido pelo Dr. Pedro Caldeira...


Ben Goldacre "desmonta a ciência obscura, que suporta alguns dos grandes testes farmacêuticos, a essência dos cosméticos milagrosos, e tantas outras maravilhas da ciência que nos são recelados todos os dias( ...) dissecando muita treta dá-nos as ferramentas para podermos detectar por nós mesmos, sem hesitações, a falsa ciência."


Aconselho vivamente aos pais, a lerem este livro, antes de comneçarem a fazer qualquer tipo de tratamento não convencional aos seus filhos...