BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

" Óleo de Lorenzo"

A sugestão desta semana é um filme, baseado numa história verídica. Este filme, não estando relacionado com autismo, está relacionado com a luta de um pai contra a doença do filho. Este pai, Augusto Odone, morreu na semana passada e aqui fica esta sugestão, em sua memória.



A história da família foi transformada em 1992 neste filme, com Nick Nolte, no papel de Odone, e com Susan Sarandon, como sua mulher.
Quando este pai recebeu o diagnóstico do filho, uma doença neurológica denominada, adrenoleucodistrofia, que leva à destruição progressiva do cérebro, este pai não parou de estudar bioquímica e farmacologia para entender o que se passava com o seu filho.
Esta doença, leva à cegueira, paralisia, e problemas mentais e os portadores vêm a falecer ainda novos.
Odone, conseguiu encontrar uma mistura de ácidos graxos de oliva e canola, baptizado por Óleo de Lorenzo.
Foi graças a esta mistura que o filho conseguiu sobreviver até aos 30 anos.
Uma história de amor e de luta Assisita o filme neste link.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mais Uma Teoria Absolutamente Fantástica- As Mitocondrias e o Autismo...

Já era tarde, ontem e eu andava a espreitar umas páginas novas que "gostei" no Facebook, quando me deparei com um artigo muito interessante, que não será novidade para os pais mais atentos, mas eu ainda não tinha lido nada sobre o assunto.

Então, o artigo dá conta da alegada relação entre a disfunção das mitocôndrias e o autismo.

Para começar, e para percebermos melhor o que é, passo a citar a Wikipédia sobre o Mitocôndrias,

"A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia."


Percebido? Então, o cérebro necessita de bastante energia, as sinapses só se dão correctamente se não houver disfunção do mitocôndrias, caso exista essa disfunção, pode ocorrer
na criança afectada, sintomas como atraso no desenvolvimento, problemas de audição e até convulsões.

Os motivos para a disfunção ocorrer, encontrei num blog Autismoembraga.blogspot.com, passo a citar:
" As causas da disfunção mitocondrial são conhecidas, especificamente no que se refere ao metabolismo e ao cérebro. Elas incluem toxinas ambientais, mercúrio , chumbo e poluentes orgânicos persistentes, infecções latentes, glúten e alérgenos (que provocam inflamação) e alimentos processados, açúcar, a depleção de nutrientes da dieta , e deficiências nutricionais. Estas são todas potenciais causas tratáveis e reversíveis da disfunção mitocondrial que foram claramente documentados."


Espreite aqui, agora, uma notícia animadora do início deste ano que dá conta do tratamento de ratos de laboratório com a síndrome de autismo, com o medicamento suramina...


Resta uma ultima informação, como saber, se os nossos filhos têm esta disfunção? A resposta é simples, análises meu amigos.

Conheçia esta teoria?

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Da Mãe com Amor...

Bruna, espero que um dia possas ler esta carta e entendas a mãe.
Eu amo-te mais que tudo na vida, aliás, a minha vida és tu e sem ti nada faz sentido.
Quando sonhei ter uma filha, nada me tinha preparado para esta tarefa, eu sonháva contigo á muito tempo, eu queria ter alguém sempre a meu lado, que fosse a minha família, a minha felecidade dependia  e depende de ti.
Eu sonhava ler histórias para a minha filha, brincar com ela, ensiná-la a ler, andarmos de bicicleta, passear e levar-te á Euro Disney. Eram tantos os planos que eu fazia...

Depois nasceste tu, num parto tão dificil e levaram-te de pé de mim e passei a noite à espera que te trouxessem, prometi até à Nossa Sra de Fátima que se tudo corresse bem contigo, iria a pé a Fátima. Notei desde sempre que alguma coisa se passava contigo e não sabia o quê...

Até que aos 3 anos a resposta foi dada, afinal o que tu tens é Autismo, e eu chorei, chorei, como nunca tinha chorado. As lágrimas caiam e queimávam-me a pele de tão quentes e de tanto chorar.

Tem sido muito dificil, mas eu quero que saibas que tudo vale a pena, o que mais quero é que tu sejas feliz, é o que eu mais quero.
Quando sorris, o mundo para para mim, e sorris até com os olhos e nada mais interessa, senão tu.
 Desculpa quando perco a paciência contigo, desculpa quando ralho, eu esforço-me, mas por vezes não consigo fazer melhor...
Ás vezes penso que vivo num inferno, mas nós sabemos que não é verdade, é só o desalento de tentar, tentar recuperar-te e ser tão difícil.
Tenho medo de quando morrer, tenho medo de como vais ficar sem mim...

Mas a mãe jura-te uma coisa, eu vou estar para sempre contigo, e mesmo depois de morrer se eu puder vou ser o teu Anjo da Guarda e vou zelar para que estejas sempre bem...
Porque eu amo-te  e este amor que é maior que tudo vai unir-nos para sempre...



sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Repost " A Força do Amor"

A sugestão de hoje vai para um filme. "I am Sam", ou em português, "A força do Amor".
Quando sugeri este filme pela primeira vez, ainda não o tinha visto,estava muito curiosa.
Adorei, é só o que tenho a vos dizer!


"Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiências mentais que cria a sua filha Lucy (Dakota Fanning) com a ajuda de um extraordinário grupo de amigos.
Quando Lucy faz sete anos, ultrapassa intelectualmente o pai; nessa altura, a relação privilegiada entre os dois é ameaçada por uma assistente social que coloca Lucy ao cuidado de um orfanato.
Enfrentando o que parece um problema imbatível, Sam jura lutar contra o sistema legal e forma uma inesperada aliança com Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma poderosa e egoísta advogada que aceita o caso gratuitamente em resposta a um desafio dos seus colegas.
Juntos, lutam para convencer o sistema que Sam merece a sua filha de volta e, durante o processo, formam-se entre eles laços que são um testemunho único do poder do amor incondicional."

Assista o trailer:

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

De Nervos em Franja...

Olá Boa Noite, hoje tinha planeado escrever sobre um chá, que tenho andado a dar à Bruna, mas não consigo.

Amanhã, é um dia muito importante para mim, tanto que a minha vida pode levar uma volta de 180º, estou tão nervosa que não consegui jantar, tenho tido dificuldades para dormir, e não consigo pensar em mais nada.

Ficaram curiosos? Se tudo correr bem, eu depois conto o que se está a passar. Não conto já por causa das bruxas. Nunca ouviram aquele ditado antigo " Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há"...

Whish me luck...


 

sábado, 19 de outubro de 2013

"Mothers courage, tolking back to autism"

A sugestão deste fim de semana é um documentário, que eu quero ver e imagino que também interesse a outros pais, que tal como eu, "devoram" tudo o que é informação sobre autismo.




"A história de uma mãe que, tentou uma série de tratamentos para ajudar seu filho. Consumida por uma insaciável sede de conhecimento sobre esta condição misteriosa e complexa, ela viaja de sua casa na Islândia para os Estados Unidos e Europa , procurando informação junto de  cientistas e outros especialistas , bem como outras famílias tocadas pelo autismo.  Os medos desta mãe, com o seu filho Keli , Margret teme que ele nunca possa ser auto-suficiente ou expressar-se normalmente. Na sua jornada, ela aprende que os cérebros de crianças autistas são diferentes das outras crianças e descobre novas técnicas que poderiam oferecer um futuro promissor para as crianças com autismo , incluindo seu filho. Ela também se conecta com as famílias de crianças autistas , que compartilham histórias de seus esforços para ajudar os seus filhos a   interagir com o mundo ao seu redor. O documentário relata as suas lutas , incluindo as visitas ao médico intermináveis ​​e experimentos com diferentes tratamentos , a complicação de fazer as tarefas diárias , bem como a incapacidade de comunicar-se com seus filhos, talvez o aspecto mais doloroso e frustrante do autismo. Mas, como ela se depara com novas terapias inovadoras que possam quebrar a parede do autismo, Margret encontra esperança de que seu filho pode ser capaz de se comunicar a um nível que nunca pensou ser possível"


Estou tão curiosa, que nem vos conto, não encontrei, o documentário on-line, e nem sei onde o possa encontrar, se alguém souber de uma forma que eu possa assistir, diga-me por favor...


Bom Fim de Semana...




 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Florais de Saint Germain

Olá, boa noite, hoje resolvia acabar de contar a minha conversa com a técnica da para-farmácia, onde fui na sexta feira passada comprar suplementos.

Quero vos falar de um tratamento através dos Florais de Saint Germain, já ouviram falar?
Eu nunca tinha ouvido, então fiquei com uns folhetos e vim também à net espreitar mais informação.
Não que eu tivesse ficado muito convencida, mas, para não sentir a consciência pesada, que é o que me aconteçe, se eu não sei mais sobre determinado assunto, que digam que traz melhorias para o autismo.

Os Florais de Sain Germain, são pelo que percebi, quase a mesma coisa que os Florais de Bach. Os Florais de Bach são feitos a partir de uma água que ser quer que seja mineral, onde esteve mergulhada determinada flor, a apanhar a luz do sol.

Pois eu fiquei a olhar para a senhora, como um burro olha para um palácio, sem perceber nada, ao que ela se prontificou a explicar que era a vibração de determinada essencia que fazia com que os nossos sentimentos mudassem.


Tendo em conta ( e eu sei que é verdade) que a Lavanda tem um efeito calmante, eu até podia acreditar, nessa possibilidade, mas, foi o panfleto que me levantou maiores duvidas.


E diz assim determinado parágrafo:

" Cura Misericordiósa. Floral que vem trabalhar a organização e passa a enxergar o todo. Trabalhar o insight e síntese. Vem trabalhar nos transtornos de aprendizagem. Indicado para a Dislexia"                     
                                                                                     Sobre o Floral da Margarida de Saint Germain


E diz ainda:

" É um floral de ura misericordiósa com energias vibrantes de um campo magnético, seus Raios Azul, Dourado, Verde, Rubi, Dourado Solar. Na nova idade de ouro que se manifesta na terra, a Chama Viva da Luz recria uma nova realidade. Esses Raios de Luz sãoi como asas trazendo equílibrio e uma sensação perfeita de Liberdade, Discernimento e Sabedoria. Floral que nos conecta com a unidade, com nossa família Estelar, alinhando, com a Luz Dourada do Cosmo"


O que é que vos pareçe esta linguagem? Pode ser que eu esteja errada, e se houver alguém aí que leia o post e saiba que estou errada diga-me, mas, cheira-me a charlataniçe.

Ainda pensei em experimentar, para ficar com a consciência tranquila,a consulta inicial com o floral incluido são 35€, mas na realidade nem acredito que haja algum resultado, então para quê...


O que é que acham???



Se quiser ter mais informação sobre o assunto pode usar este site.