BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Autonomia

A autonomia, é de facto a par com a socialização, uma das mais importantes aprendizagens que uma criança com PEA pode fazer.
Na última consulta de Desenvolvimento a que levei a Bruna, a Dra aconselhou-me a investir nesta área e é o que tenho estado a fazer em conjunto com a escola.
Nem sempre é fácil, e peco por vezes, porque ao querer acelerar as coisas acabo por fazer determinadas tarefas que deveriam ser feitas pela Bruna. De qualquer forma estamos a fazer treinos em crescente, cada vez são mais coisas.

Como treinar a autonomia

 
  • Identificação das necessidades e das potencialidades de cada criança.
  • O treino tem que ser diário.
  • A autonomia deve ser iniciada o mais cedo possivel e manter-se por toda a vida.
  • Os pais devem ter muita paciência, devem confiar nos filhos e esperar sempre o melhor, destes.
  • Os pais devem dar as mesmas hipóteses de "fazer" que dariam a um filho dito "normal".
  • Proporcionar situações. Deve-se diversificar experiências em diferentes contextos para promover uma adequada adaptação e independência nos vários ambientes.
 
 

O que deve ser treinado

 
 
  • Utilização de serviços públicos, tais como, supermercado, café, correios, parques e jardins infantis.
  • Utilização de transportes públicos
  • Regras de segurança rodoviária para peões.
Treino de autonomia nas actividades da vida diária
 
 
  • Higiene diária pessoal
  • Vestir/ despir
  • Alimentação
  • Tarefas domésticas
 
 
É lógico que, o que deve ser treinado, tem que ser adaptado a cada idade.
Eu, por exemplo, neste momento estou a treinar com a Bruna ir à casa de banho e deixar a fralda. Ela já foi autónoma neste aspecto, mas teve um retrocesso e voltou a usar fralda.
Na escola e em casa temos estado a tentar que ela coma sózinha, isto era outra coisa que ela fazia e que deixou de fazer.
Desde Novembro que ando a ensiná-la a esfregar-se no banho e a despir-se para ir para o banho.
Há coisas que fazemos quase de forma natural, é caso disso o facto de andarmos pelos passeios, eu digo muitas vezes à Bruna "temos que ir pelo passeio por causa dos carros, se não temos um acidente" estou de uma forma descontraida a ensinar-lhe a principal regra rodoviária.
E é lógico que ela também sabe estar num parque infantil, é daquelas coisas que se aprende logo de pequenina.
É uma luta diária, que os pais de meninos com Perturbações do Espectro do Autismo travam.
É daquelas coisas que se a minha filha aprender completamente, quando eu for velhinha e quase a morrer, vou ficar mais tranquila.
 
 
 
 
 

 

3 comentários:

  1. Pois, nem sempre é fácil.
    De manhã é sempre uma correria que sou eu que faço tudo, senão chegava ao emprego a meio da manhã lol
    mas o básico ela já faz e finalmente começou a pedir para fazer xixi

    estou muito feliz!

    espero que a tua princesa também consiga - entretanto vem o tempo quente e vais ver que torna-se tudo mais fácil.

    beijinho
    Helena

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    comigo é a mesma coisa de manhã sou eu que a visto, a levo há casa de banho( mesmo sem ela pedir), parece que eu é que já tenho rotina, dar o pequeno almoço e por ai. Mas mesmo não sendo fácil tento que ela faça algumas coisas sozinha, ela não consegue sozinha ir há sanita, sou eu que a ponho mas pede sempre que quer fazer xixi, é coisa que já não me preocupo porque ela aprendeu bem e já consegui que seja ela a por as cuecas para baixo e depois puxar outra vez para cima, mas ainda não se limpa sozinha. Bem tirar os sapatos sempre foi fácil nem foi preciso andar cá com coisas, ensinar a calçar é que foi um trabalho.... Mas desde que seja de apertar com velcro já se desenrasca, ajuda a vestir mas ainda tenho de ser eu a dar uma mãozinha, a comer bem a sopa deve ter o hábito de lhe darem, vou ter de insistir porque ela nem quer pegar na colher, ainda temos de lhe dar a sopa há boca, mas depois o jantar e a comer de garfo já é ela sozinha e também dou-lhe um iogurte para a mão e ela come sozinha ou até mesmo os gelados de copo, por isso a sopa ela não come sozinha porque não quer. Mas um dia de cada vez e ela evolui sempre qualquer coisa na altura do calor, vamos lá ver.
    Afinal o que precisamos é de uma boa dose de paciência, mas já temos muito "treino", vais ver que se insistirmos as coisas chegam lá.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Fundamental , essencial, fulcral, mas muito dificíl, quanto mais cedo melhor e sem hesitações e muita paciência, o que não se compadece com mercado laboral e ritmo lento, destas crianças, não é preguiça delas é uma dificuldade em processar tantas coisas ao mesmo tempo.
    Beijinhos e boas conquistas a todas

    ResponderEliminar