BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Aprender Brincando


Jogo de Imitação


Aprender a imitar as outras pessoas pode ser muito divertido para as crianças, mas só o é, se a imitação não for muito dificil, ou demasiado fácil.
Uma pessoa terá de ser o lider a imitar, e a outra pessoa, o imitador.
Diga à criança: " a mãmã é o imitador e tu és o líder", se a criança tiver esse papel logo de início, vai entender o jogo mais depressa. Ser o líder vai ser  muito divertido para o seu filho, mas só se de vez em quando também for o imitador. Provávelmente se a criança for o líder muitas vezes, vai ficar sem ideias novas e o jogo torna-se chato muito depressa. O jogo tem que ser desafiante, para ser divertido.
Este jogo vai estimular a cognição da criança, devido à imitação.
Se o seu filho não o quiser imitar, vai ter que tentar alguma coisa que seja mais simples e engraçada, de forma a que a criança, queira experimentar.




 Patinhos

Se quiser aproveitar a hora do banho para estimular a interação, é uma boa ideia. Utilize os patinhos de borracha para o fazer.




Estimulação Sensorial


Pode manipular texturas. Num alguidar de plástico pode colocar diversos materiais. Água, areia, farinha, creme, pedrinhas, cereias, esferovite (isopor), espuma, etc... pode pedir à criança que vá tirando esses materiais do alguidar e enchendo canecas ou outros recipientes mais pequenos. Pode esconder objectos no meio desses materiais ou enterrar as mãos e os pés.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário