BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

2 de Abril, Dia Mundial Pela Consciencialização do Autismo

Serão cerca de 65 mil, o número de pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo, em Portugal.
É por um número  não conhecido, alguns milhões, de autistas  que se comemora amãnha o Dia Mundial pela Consciencialização do Autismo.
O Dia Azul, a cor do autismo.
E azul é a cor do autismo porque, dizem as estatisticas que o número de meninos dentro do espectro, é maior que o número de meninas.
O dia 2 de Abril vai ser comemorado de diversas formas.
Vários monumentos, em várias cidades do mundo, vão ser iluminados com lãmpadas azuis.
É suposto cada um de nós vestir-se com a cor azul. Vários programas na televisão abordam o tema, nomeadamente o programa, "Sociedade Cívil" na RTP2.
E correu uma recolha de assinaturas na web para que a Google fizesse na sua página inicial, alusão à data. Eu assinei, portanto espero que a Goggle aceda ao pedido.
Não tenho muito mais a dizer. Apenas que amãnha vou vestir azul.
E espero que este dia seja de facto o despertar de sensibilidades e também de responsabilidades, a quem seja realmente  responsável, para que o Autista seja visto primeiro que tudo como pessoa e não apenas como um doente e  com respeito.

Aqui deixo um tema que acho que se adequa, a estas comemorações :
 

1 comentário:

  1. não sabia dessa petição. Mas é bom o facto de pelo menos começarem a ter consciência do autismo e talvez assim as pessoas comecem a compreender melhor em vez de sentirmos "nas costas os olhares de reprovação", quando nem as pessoas percebem o porque de cada situação.

    Bjinhos

    ResponderEliminar