BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mais Uma Teoria Absolutamente Fantástica- As Mitocondrias e o Autismo...

Já era tarde, ontem e eu andava a espreitar umas páginas novas que "gostei" no Facebook, quando me deparei com um artigo muito interessante, que não será novidade para os pais mais atentos, mas eu ainda não tinha lido nada sobre o assunto.

Então, o artigo dá conta da alegada relação entre a disfunção das mitocôndrias e o autismo.

Para começar, e para percebermos melhor o que é, passo a citar a Wikipédia sobre o Mitocôndrias,

"A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular É abastecida pela célula que a hospeda por substâncias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de energia."


Percebido? Então, o cérebro necessita de bastante energia, as sinapses só se dão correctamente se não houver disfunção do mitocôndrias, caso exista essa disfunção, pode ocorrer
na criança afectada, sintomas como atraso no desenvolvimento, problemas de audição e até convulsões.

Os motivos para a disfunção ocorrer, encontrei num blog Autismoembraga.blogspot.com, passo a citar:
" As causas da disfunção mitocondrial são conhecidas, especificamente no que se refere ao metabolismo e ao cérebro. Elas incluem toxinas ambientais, mercúrio , chumbo e poluentes orgânicos persistentes, infecções latentes, glúten e alérgenos (que provocam inflamação) e alimentos processados, açúcar, a depleção de nutrientes da dieta , e deficiências nutricionais. Estas são todas potenciais causas tratáveis e reversíveis da disfunção mitocondrial que foram claramente documentados."


Espreite aqui, agora, uma notícia animadora do início deste ano que dá conta do tratamento de ratos de laboratório com a síndrome de autismo, com o medicamento suramina...


Resta uma ultima informação, como saber, se os nossos filhos têm esta disfunção? A resposta é simples, análises meu amigos.

Conheçia esta teoria?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário