BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

sábado, 8 de junho de 2013

Esta Semana

Segunda feira
A síndrome do X Frágil, é uma doença genética, provoca a deformação das sinápses do cérebro ( as ligações entre os neurónios). Os pesquisadores têm procurado a ligação entre essas mal formações e os probemas de desenvolvimento. Usando cobaias com a síndrome do X Frágil, os investigadores descobriram excesso de actividade nas redes neuronais. Este excitabilidade neuronal também pode ser a base para os sintomas, em crianças com a mesma síndrome, que podem incluir sono interrompido, convulsões ou dificuldades de aprendizagem. As descobertas podem levar a tratamentos que poderiam acalmar a atividade excessiva e permitir um comportamento mais normal.
A notícia foi publicada na ultima edição da Nature Neuroscience.
Pode ler a notícia completa aqui.

Quarta feira

Uma equipa multidiscipinar de investigadores em Ciências de Computadores e Ciências da Saúde da Universidade do Porto,  criou um jogo inovador para ajudar crianças no Espectro do Autismo.
 A apicação interactiva LifeisGame recorreu a uma nova tecnoogia criada na universidade, para a industria da animação e videojogos. O jogo ajuda as crianças a desenvolverem as suas capacidades comunicativas através do reconhecimento de emoções em outros indivíduos.
Pode ler a notícia completa aqui

Uma equipa de biólogos brasileira está envolvido num projecto de recolha de dentes de leite de criança autistas. O projecto visa reprogramar as células dos dentes e utilizá-las para pesquisas.
Pode ler a reportagem aqui.


Ainda na quarta feira  saiu a notícia que foi desenvolvida  a primeira vacina para controlar a constipação e diarreia causada pela bactéria C. bolteae.
Estima-se que mais de 90% das crianças com autismo, têm problemas gastrointestinais, nomeadamente diarreia crónica.
Pode ler a notícia completa aqui


Quinta feira
Notícia de mais uma droga que poderá reverter o autismo. É uma substância que já é actuamente utilizada para tratamentos relativos a disturbios de sono e terá corrigido cerca de 17 tipos de anomaias relacionadas com autismo, em ratos genéticamente modificados.
Pode ler a notícia completa aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário